CUIABÁ

APRIMORAR PARA PROTEGER

Polícia Civil promove 2ª capacitação do projeto Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança e um Adolescente

Publicado em

A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, iniciou nesta terça-feira (11.11), a segunda capacitação dos multiplicadores que desenvolverão o projeto “Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança e um Adolescente”.

Ao todo 66 servidores que trabalham nas delegacias das 15 regionais de Mato Grosso participam da qualificação voltada à prevenção de violência sexual infantojuvenil, que acontece na terça-feira (11) e quarta-feira (12), na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Cuiabá.

Durante os dois dias de curso serão abordadas técnicas para prevenção ao abuso sexual infantojuvenil. Serão abordados diferente temas como: comunicação positiva; cuidados cibernéticos que pais devem ter em relação aos acessos realizados pelos filhos; conceito de violência sexual, formas e estatísticas; entre outros.

A coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, delegada Mariell Antonini, explica que diante dos índices de violência sexual que acometem as crianças e os adolescentes, bem como a singularidade da pauta, que exige abordagem apropriada ao conhecimento do público infantil, a Polícia Civil desenvolveu este projeto.“E por estar alinhado à melhoria de estruturação das unidades policiais, a instituição realizou parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, para contemplar materiais infantis através do Projeto Ponto de Esperança Crochê, que possam contribuir com um acolhimento mais humanizado dos infantes que adentrarem às delegacias e núcleos especializados do estado”, destacou Mariell Antonini.

Leia Também:  PM prende três homens com armas de fogo e porções de drogas em Tangará da Serra

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Filho é preso após matar a mãe com pé-de-cabra em Sapezal

Published

on

A idosa Dione Martins Vicensi, de 71 anos, morreu nesta terça-feira (11) após ser agredida com um pé-de-cabra pelo próprio filho, Marion Martins Vicensi, de 40 anos, em Sapezal, a 469 km de Cuiabá. O crime ocorreu na segunda-feira (10), na residência da família, localizada no bairro Águas Claras.

De acordo com a Polícia Civil, testemunhas relataram que Marion sofre de esquizofrenia e estava sem tratamento. Durante um surto, ele atacou a mãe com a ferramenta metálica. Dione chegou a ser socorrida por uma equipe do Samu e encaminhada ao Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos. Marion foi preso em flagrante logo após a agressão.

Prisão preventiva e exame de sanidade mental

A Vara Única da Comarca de Sapezal homologou a prisão em flagrante e converteu-a em prisão preventiva. Durante a audiência de custódia, a defesa apresentou laudos médicos indicando que Marion sofre de esquizofrenia e transtorno bipolar, com histórico de surtos e tentativas de internação.

O juiz responsável determinou a instauração de incidente de insanidade mental para avaliar a condição psicológica do acusado. Na decisão, o magistrado apontou indícios de autoria e materialidade, a gravidade do ato e o contexto de violência doméstica, fundamentando a prisão preventiva com base no artigo 313, inciso III, do Código de Processo Penal.

Leia Também:  Traficante é preso pela Polícia Civil após denúncia de violência doméstica em Cuiabá

O magistrado também oficiou a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária para verificar a possibilidade de internação provisória, caso seja comprovada a necessidade de tratamento psiquiátrico. Enquanto aguarda a perícia médica, Marion permanecerá preso preventivamente e sob acompanhamento médico.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA