CUIABÁ

DESPEDIDA

Concerto com trilhas de filmes marca despedida de maestro após 27 anos em orquestra de MT

Publicado em

Maestro Fabrício Carvalho deixa a orquestra após 27 anos
Maestro Fabrício Carvalho deixa a orquestra após 27 anos

Um concerto com trilhas de filmes será realizado nesta sexta-feira (13), às 19h30, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. O evento marca a despedida do Maestro Fabrício Carvalho, que está à frente da Orquestra da UFMT há 27 anos.

A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos nesta quinta-feira (12), das 13h30 às 17h30, na bilheteria do teatro. Cada pessoa pode retirar dois ingressos.

Entre as trilhas sonoras que serão apresentadas, estão as dos filmes:

  • Forrest Gump
  • Indiana Jones
  • Rocket Man
  • Top Gun
  • Bohemian Rhapsody
  • Rei Leão

Despedida

Fabrício assumiu a orquestra em 1997, aos 22 anos. Mestre em música, o maestro conta que sentirá saudade da orquestra e que é feliz pelo tempo que passou no grupo.

“Estou feliz. Claro que fica uma pontinha de saudade no coração, mas estou muito feliz. Quero formar outras orquestras, ajudar as prefeituras dos municípios de Mato Grosso a criar orquestras. Vou começar um doutorado em política social para pensar em estratégias para que mais pessoas tenham acesso à cultura e educação”, contou.

Leia Também:  Justiça indefere pedidos e marca audiência em processo de vereador

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CULTURA

Dia Mundial do Algodão: sustentabilidade e crescimento no estado que mais produz

Published

on

O Dia Mundial do Algodão, celebrado em 7 de outubro, é uma oportunidade de refletirmos sobre a importância dessa cultura para o Brasil e, em especial, para Mato Grosso, um estado que há décadas lidera a produção nacional da pluma. Mais do que os números que aqui também trago, o algodão é sinônimo de geração de empregos, inovação tecnológica e compromisso com a sustentabilidade.

Faço questão de lembrar que em 2024, o Brasil se consolidou como o maior exportador mundial de algodão, superando concorrentes tradicionais e igualmente fortes. Foram mais de 2,8 milhões de toneladas exportadas, gerando um faturamento de US$ 5,2 bilhões, de acordo com a Abrapa. Um diferencial fundamental deste mesmo ano foi a conquista de dados expressivos na certificação de Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que atesta práticas socioambientais de excelência e hoje já contempla 82% de toda a produção nacional.

Em Mato Grosso, estamos acompanhando de perto o desempenho da safra 2024/25, mostrando que seguimos firmes no caminho da produtividade e da inovação. Segundo o Imea,a produção alcançou uma média estimada de 308,08 arrobas por hectare, crescimento de 5,61% em relação à safra passada e a segunda maior produtividade média da série histórica. A área cultivada também avançou, chegando a 1,52 milhão de hectares – aumento de 4,18% –, com expectativa de 7,04 milhões de toneladas de algodão em caroço, das quais 2,90 milhões de toneladas em pluma, um salto de 11,38% em relação ao ciclo anterior.

Leia Também:  Parque das Águas é palco de apresentação da Orquestra Sinfônica da UFMT neste domingo; Flávio Venturini participará de espetáculo

Esses números são resultado de investimentos contínuos em pesquisa, rastreabilidade e inovação, aliados ao compromisso do produtor mato-grossense em produzir com responsabilidade socioambiental. O algodão cultivado em nosso Estado carrega consigo a força do campo brasileiro, cada vez mais reconhecido nos mercados internacionais pela qualidade, sustentabilidade e confiabilidade.

Neste Dia Nacional do Algodão, reafirmamos o orgulho em contribuir para que o Brasil seja protagonista no cenário mundial e destacamos o papel de Mato Grosso como pilar dessa conquista. Que possamos seguir avançando, com tecnologia, sustentabilidade e dedicação, para que o algodão brasileiro continue sendo referência de excelência e competitividade.

*Orcival Gouveia Guimarães é presidente da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa) e produtor rural

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA