CUIABÁ

CRUZARAM OS BRAÇOS

Impasse na ALMT leva servidores do Judiciário a paralisarem atividades

Publicado em

Representantes dos servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso voltaram a ocupar a Assembleia Legislativa (ALMT) na manhã desta terça-feira (5) para cobrar a aprovação do Projeto de Lei 1398/2025, que cria o Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração (SDCR) e prevê um reajuste de 6,8% para todos os servidores ativos, de todas as classes e níveis.

A sessão, porém, terminou em nova frustração. O deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) pediu vista do projeto — desta vez de forma remota, já que está em viagem à Espanha — o que adiou novamente a votação. Diante da manobra, os representantes sindicais anunciaram uma paralisação geral para esta quarta-feira (6).

“Nós vamos começar hoje, como fizemos na semana passada. Um dia de paralisação na quarta-feira, enquanto não resolver. Amanhã volta ao normal”, afirmou Rosenwal Rodrigues, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjusmat).

Visivelmente irritado, Rosenwal acusou o governador Mauro Mendes (União Brasil) de interferir no andamento da pauta e de exercer influência sobre os três poderes. “Hoje, quarta-feira, se a Justiça mato-grossense está começando a parar, é por conta do ‘Brucutu’ Mauro Mendes. Vamos parar todas as atividades do Judiciário”, disparou.

Leia Também:  FIT Pantanal 2025 começa nesta quinta-feira em Cuiabá com entrada gratuita

O projeto, de autoria do próprio Poder Judiciário, está na pauta da ALMT desde o início de setembro. Após um pedido de vista feito pelo deputado Beto Dois a Um (PSB) em 15 de outubro, a proposta foi aprovada em primeira votação no dia 22. Agora, depende apenas da segunda votação para seguir à sanção.

Rosenwal também alertou que, caso o impasse continue, a categoria pode endurecer a mobilização. “Se na semana que vem, de fato, os deputados pedirem vista novamente, e se a bancada do governador estiver sendo usada para impedir, na outra quarta-feira nós vamos deliberar uma paralisação geral dos servidores do Poder Judiciário”, avisou.

O sindicalista reforçou ainda que não aceita redução no percentual de reajuste e garante que o valor cabe no orçamento do Tribunal de Justiça.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Padre Enzo Gabrieli vem da Itália a Mato Grosso para celebrar missa e falar sobre beatificação do Padre Nazareno

Published

on

A Diocese de São Luiz de Cáceres anuncia a vinda ao Brasil do Padre Enzo Gabrieli a Mato Grosso, nos dias 20 e 21 de novembro. A presença do postulador tem o objetivo de preparar a celebração de beatificação do padre Nazareno Lanciotti, missionário italiano que morreu em 2001 em Jauru (MT).

image-168-1024x724

O religioso desembarca diretamente da Itália para participar de dois importantes encontros de fé, memória e devoção, que acontecem em Cuiabá e Várzea Grande. A visita do postulador marca um momento histórico para a Igreja em Mato Grosso e reforça a importância do processo de beatificação do Padre Nazareno, que dedicou quase três décadas à evangelização no interior do estado. Mesmo sem falar português, Padre Enzo irá celebrar com os fiéis, dialogar com a imprensa e compartilhar detalhes do andamento da causa no Vaticano.

image-169-1024x689

No dia 20 de novembro, às 18h30, será celebrada uma Missa na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, precedida pelo Cenáculo Mariano, às 17h. A celebração será presidida pelo Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio, e contará com a presença do Padre Enzo Gabrieli. A imprensa local está convidada a acompanhar a cerimônia e registrar esse momento de fé, comunhão e memória do missionário que marcou a história da Igreja em Mato Grosso.

Leia Também:  Mato Grosso ganha o primeiro instituto voltado à formação de Assessores Jurídicos
image-170-1024x815

Palestra em Várzea Grande
A programação continua no dia 21 de novembro, às 10h, no auditório da UNIFACC, em Várzea Grande, onde o Padre Enzo ministrará uma palestra sobre o processo de beatificação e o legado espiritual de Padre Nazareno. O evento é aberto à imprensa, aos alunos e ao público em geral.

image-171-1024x722

A presença do postulador é um gesto de reconhecimento internacional à vida e ao martírio de Lanciotti, assassinado dentro de sua residência em 11 de fevereiro de 2001. Conhecido por sua dedicação aos pobres, enfermos e comunidades carentes, o missionário construiu escolas, hospital e asilo em Jauru, tornando-se símbolo de fé e serviço ao próximo.

image-176-783x1024

A Diocese reforça o convite à população e aos veículos de comunicação para participarem da cobertura e celebrarem juntos a memória de um homem cuja vida inspira fé, caridade e amor à Igreja.

Serviço à Imprensa
Missa: 20 de novembro – Cenáculo Mariano às 17h | Missa às 18h30
Local: Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá
Celebração: Dom Mário Antonio (Arcebispo de Cuiabá)
Presença: Padre Enzo Gabrieli – Postulador da causa de beatificação, vindo da Itália

Leia Também:  Várzea Grande decreta situação de emergência e calamidade pública pelas fortes chuvas

Palestra: 21 de novembro – às 10h
Local: Auditório da UNIFACC – Avenida Dom Orlando, 105, Várzea Grande
Aberta a: imprensa, alunos e público em geral

Assessoria de Comunicação – Diocese de São Luiz de Cáceres
Equipe: Padre Celso Ferreira de Jesus, Dalmi F. Defanti Jr., Janaína P. Defanti, Cleyton Elecio da Silva, Matheus O. Caetano e Ana Paula A. Camargo

image-172-721x1024
image-173-1024x692
image-174-1024x669
image-175-819x1024

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA