CUIABÁ

PATRIMÔNIO CULTURAL

Reforma do prédio do Museu Histórico de Mato Grosso está 85% concluída

Publicado em

Foto: Assessoria Secel-MT
Foto: Assessoria Secel-MT

A reforma no prédio que abriga o Museu Histórico de Mato Grosso, executada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), está 85% concluída. A previsão de término é até outubro deste ano. A obra assegura melhorias e inovações na exposição que aborda a história de Mato Grosso.

Tombado como patrimônio histórico, o prédio do Antigo Thesouro do Estado é sede do Museu Histórico de Mato Grosso desde 2004. A edificação centenária, de estilo neoclássico, passa por serviços de manutenção predial preventiva e corretiva para receber um novo museu, que terá conceito moderno e interativo.

Dentre os serviços já executados, estão a revisão do sistema de combate a incêndio e pânico, instalações elétricas, reforma geral dos banheiros e da cobertura, bem como recuperação de piso e esquadrias. A obra também possibilitou a instalação de tubulação para equipamentos de ar condicionado, pintura, reconstituição de fachada e montagem de expositores nas salas.

A fase atual da reforma envolve os serviços de finalização de recuperação do piso, instalação de cobertura do átrio (pátio interno), acabamentos finais e adequação à acessibilidade no local, com instalação de piso tátil e sinalização.

Leia Também:  Empresário do ramo imobiliário relata valorização de até 500% em áreas vizinhas ao Contorno Leste

De acordo com o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araújo, a próxima etapa será a execução do projeto expográfico.

“Após a conclusão da reforma do prédio, a equipe do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, que ficou responsável pela expografia, irá desenvolver a concepção e materialização da exposição. Essa atividade deve abranger um período de seis meses”, explica Robinson.

O acervo do Museu Histórico de Mato Grosso é composto por peças históricas e artísticas que retratam episódios da história mato-grossense desde a ancestralidade, passando pelos períodos de Colônia e Império até o início da República. A nova concepção trará também aspectos da contemporaneidade e abordagens interativas dos conteúdos.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Cuiabá Fashion Week abre a temporada 2025/Verão 2026 com três noites de moda, arte e solidariedade

Published

on

 

Cuiabá se prepara para viver um dos momentos mais marcantes do seu calendário cultural e fashion. Na próxima quinta-feira, 13 de novembro, o Camarote VIP da Arena Pantanal abre as portas para o Cuiabá Fashion Week 2025/Verão 2026, evento que promete três noites dedicadas à moda, criatividade e solidariedade. Reunindo designers autorais, marcas locais e convidados especiais, o encontro celebra a moda como expressão de afeto e transformação social.

Com proposta intimista e emocional, a nova edição reforça o propósito de aproximar o público do lado humano da moda. Mais do que um espetáculo de tendências, o evento é um convite para valorizar histórias, talentos e a capacidade da moda de unir pessoas em torno de causas significativas.

A noite de abertura será marcada por desfiles que traduzem a diversidade e a força criativa do estado. Entre os destaques estão a Labrugi e a Löwio Brand, que apresenta a irreverente coleção “Solte a Franga”, assinada pela designer Gabriela Apio Lowe.

Na sexta-feira, 14 de novembro, o evento traz um dos momentos mais aguardados da programação: o desfile da estilista Erivelta Loiola. Inspirada nas riquezas naturais do Pantanal e do Cerrado mato-grossense, sua coleção utiliza tecidos 100% sustentáveis e modelagens que remetem às formas orgânicas e à fauna dos biomas, unindo moda conceitual e sustentabilidade.

Leia Também:  FIT Pantanal destaca a importância da agricultura familiar como produto turístico em Mato Grosso

As madrinhas do Cuiabá Fashion Week também terão papel de destaque. Nomes como Natasha Slhessarenko, Rose Piran, Andreia Muller, Rosilei Borges, Josiane Nardez, Zilda Zompero, Rose Capriata, Priscila Maraschin, Elda Teles, Dione Miranda e Kely Lara simbolizam a união entre beleza, propósito e empatia.

O evento conta ainda com a presença da embaixadora Virginia Mendes, primeira-dama do Estado, referência em ações de solidariedade por meio dos programas SER Família e Siminina. Sua participação reforça o compromisso do evento com o impacto social e com a ideia de que o verdadeiro luxo está em cuidar do outro.

Durante os três dias de programação, o público poderá conferir coleções inéditas e variadas, que vão do universo infantil à moda feminina sofisticada, com marcas como Bimu Brand, Lança Perfume, Art Kids Teens, Yas Miranda Clothing, Caramello, Kely Boutique, FC Kids & Teen, Liz Bella Meninas e Bebel Store.

Programação

Quinta-feira (13/11)
16h – Löwio Brand
18h – Rafaela Metello
20h – Espaço Nika & Áurea Maria

Sexta-feira (14/11)
14h – Erivelta Loiola
16h – Lança Perfume
18h – ArtKids Teens
20h – Yas Miranda Clothing

Leia Também:  Programa Nota MT beneficia 168 entidades sociais escolhidas pelos sorteados

Sábado (15/11)
10h – Caramello
14h – Kely Boutique
16h – FC Kids & Teen
18h – Liz Bella Meninas
20h – Bebel Plus Size

Serviço
Evento: Cuiabá Fashion Week 2025/Verão 2026
Datas: 13, 14 e 15 de novembro
Local: Camarote VIP da Arena Pantanal, Cuiabá
Entrada: Gratuita, mediante doação de alimento não perecível
Convites: Retirada nas lojas participantes dos desfiles
Horário: A partir das 16h

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA