CUIABÁ

GRATUITA

SES abre inscrições para capacitação em Saúde Pública

Publicado em

Curso possui carga horária de 40 horas, é gratuito e oferece formato autoinstrucional
Curso possui carga horária de 40 horas, é gratuito e oferece formato autoinstrucional
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), está com inscrições abertas para a capacitação “Educação Permanente em Saúde: Conexões do Pensar, Refletir e Construir Práticas Educativas e Processos de Trabalho”. Com carga horária de 40 horas, o curso é gratuito e autoinstrucional, permitindo que cada participante estude no seu próprio ritmo e de acordo com sua disponibilidade.

A superintendente da ESP-MT, Sílvia Tomaz, ressalta a importância dessa capacitação. “A educação permanente em saúde, coloca os trabalhadores como protagonistas no mundo do trabalho em saúde. O curso pode potencializar que cada profissional esteja sempre preparado para atender às demandas da população. E o melhor é que todos, profissionais da saúde e o público em geral, podem participar e se beneficiar desse conhecimento”, diz.

O curso é dividido em quatro unidades de aprendizagem: Introdução à Educação Permanente em Saúde; A Formação em Serviço e para o Serviço: a Educação Permanente em Saúde na Rede SUS; A EPS no Estado de Mato Grosso: construindo experiências locais; Por onde começar? Levando às necessidades de educação.

Leia Também:  CAPSi registra aumento de 27% nos atendimentos após reforma do Governo de MT

Ao final, os participantes receberão um certificado emitido pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso. As inscrições podem ser feitas diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ESP-MT.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Com baixo estoque, MT Hemocentro convoca população para doar sangue

Published

on

Foto: Secom-MT
Foto: Secom-MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, conclama a população a comparecer à unidade, em Cuiabá, e doar sangue. No momento, a maior necessidade é por doações de sangue dos tipos O negativo e O positivo, embora todos os tipos sanguíneos sejam bem-vindos.

Com os estoques do tipo O em níveis de alerta, a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, reforça a importância da doação regular.

“Estamos com uma baixa no estoque dos sangues do tipo O. Por isso, precisamos que os doadores venham contribuir, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Lembrando que, independentemente do tipo sanguíneo, todas as doações são muito bem-vindas”, declarou.

Para doar sangue, os interessados devem comparecer em uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto. É preciso ter entre 16 e 69 anos e 11 meses e 29 dias.

Menores com idade entre 16 e 17 anos devem levar documento de autorização assinado pelo pai, mãe ou responsável legal. Além disso, todos os doadores precisam pesar 50 kg ou mais e estar bem alimentados e hidratados para realizar a doação.

Leia Também:  Endometrioma e câncer de ovário: Entendendo a relação

No interior do Estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Não existe um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. Doar sangue é um ato de solidariedade e salvar vidas.

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pode doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA