Dezesseis de novembro é o Dia Mundial da Filosofia, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005. Em celebração à data, a Organização Internacional Nova Acrópole promove, anualmente, uma programação especial. E, em Mato Grosso, a Semana da Filosofia ocorre nas unidades Sinop, Cuiabá, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis, Sorriso e Barra do Garças, todas com entrada gratuita.
As atividades começam já nesta terça-feira (14), em Sinop, com programação até sábado (18), sempre à noite. Em Cuiabá, haverá três palestras, sendo uma na quinta-feira (16), outra na sexta-feira (17) e outra no sábado (18), sempre às 19h30, na Escola de Filosofia Nova Acrópole, no bairro Bandeirantes. Em Campo Novo do Parecis, a palestra será no sábado, às 19h, na Nova Acrópole, localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida. Em Sorriso, no sábado, haverá um café cultural, às 15h. Em Rondonópolis, serão três atividades sequenciais no sábado, a partir das 16h. Quem fecha a programação é a unidade de Barra do Garças, no sábado, às 20h.
O objetivo do evento é estimular os participantes para uma compreensão mais profunda sobre a vida a partir de atitudes conscientes. Em razão disso, o tema escolhido para este ano foi Filosofia em Ação.
Um dos nomes de referência da filosofia contemporânea, Delia Steinberg Guzmán, que partiu recentemente, registrava que, na sociedade atual, “em que precisamos voltar a entender o que significa ‘viver’ e sermos felizes, e em que buscamos ‘fórmulas’ para conseguir esse intento, a filosofia se faz sumamente necessária. Não aquela filosofia como a descrita por tantas definições dadas pelas diversas correntes de pensamento, não a filosofia explicada na sua história e que existiu em distintas culturas humanas ao longo do tempo, mas sim a filosofia como a atitude mais natural de um ser humano que ama e busca um pouco de sabedoria prática e aplicável a todos os campos da vida”. Delia foi presidente da Organização Internacional Nova Acrópole de 1991 a 2021.
A Semana da Filosofia em Mato Grosso tem apoio da Superintendência de Integração, Cidadania e Cultura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Assembleia Social).
Sobre o tema – A filosofia ajuda o ser humano a refletir sobre si mesmo e o seu papel no mundo e o ajuda a identificar ideais para conduzir a sua vida. Este ano, as unidades da Nova Acrópole em Mato Grosso tematizam como grandes ideais humanos atemporais de unidade, bondade, beleza e justiça podem orientar a ação humana de maneira concreta, gerando atitudes transformadoras, políticas que elevam a condição humana e um espírito de fraternidade. A filosofia pode e deve ser levada para todos os âmbitos de expressão humana, norteando uma conduta mais lúcida e fraterna.
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aprovou a derrubada de oito vetos em reunião ordinária desta terça-feira (28). Entre eles, o Veto Total nº 113/2023 ao Projeto de Lei (PL) nº 106/2023, cujo objetivo é instituir um prêmio para jovens escritores de escolas públicas do estado.
Por unanimidade, os deputados decidiram pela derrubada do veto feito pelo governo à proposta do deputado Thiago Silva (MDB). “Não entendo como o governo veta um projeto desse interesse. Vejo dentro da minha própria casa, meus netos ficam permanentemente em computadores, em celular e o livro que é bom, que é altamente educativo, fica na prateleira. Por isso, esse prêmio tem de ser instituído e por isso a nossa decisão de derrubar o veto”, argumentou o presidente da CCJR, Júlio Campos (União).
Outro veto (nº120/2023) que recebeu parecer pela derrubada atinge o PL nº 839/2023, do deputado Wilson Santos (PSD). A matéria visa caracterizar como infração administrativa a discriminação contra pessoas com deficiência cometida por pessoas físicas ou jurídicas e também agentes públicos. Na reunião, também foi mantido um veto (nº 109/2023). O alvo é o PL nº 701/2023, para instituir a Carteira de Identificação do Paciente Bariátrico no estado. Os deputados avaliaram que não é justo obrigar restaurantes e similares a oferecer preço diferenciado a essas pessoas.
Os parlamentares também debateram o Projeto de Lei nº 1108/2023, que acabou sendo retirado de pauta para o relator, deputado Dr. Eugênio (PSB), apresentar um novo parecer, pois o primeiro era pela rejeição. A proposta é de instituição de programas de Mediação de Conflito Escolar e Social na rede estadual de ensino.
“A segurança nas escolas é muito importante. Neste ano de 2023, ocorreram vários tipos de ataques contra crianças, ainda agora recentemente houve um caso em São Paulo. Com toda certeza tudo aquilo que é projeto voltado à segurança nas escolas é de suma importância para que nós possamos evitar ao máximo possível que aconteçam tragédias como já aconteceu aqui no estado e também em outros Estados do Brasil”, avaliou o deputado Elizeu Nascimento (PL).
Ao todo, os membros da CCJR aprovaram parecer para 30 matérias. Além dos nove vetos analisados, os deputados deram parecer favorável a 19 propostas e rejeitaram duas. Todos os membros titulares participaram do encontro. São eles Júlio Campos, Dr. Eugênio, Diego Guimarães (Republicanos), Elizeu Nascimento e Thiago Silva.