MUNDO
Crise política, econômica e social ajuda a explicar vitória de Milei
Publicado em
20 de novembro de 2023por
infocoweb

Na noite de domingo (20), a população da Argentina foi às urnas e escolheu para ser presidente pelos próximos anos o candidato “outsider” de extrema-direita Javier Milei , com 57% dos votos no segundo turno contra o atual ministro da Economia, Sergio Massa – apesar da campanha marcada pelo discurso de risco à democracia em caso de uma vitória de Milei.
O resultado eleitoral no país vizinho vem carregada de apreensão sobre o futuro econômico de ambas as nações, e também sobre os rumos políticos do Mercosul, dado o tamanho da crise econômica da Argentina e a relação simbiótica de comércio que temos com os “hermanos”.
Para entender melhor o que levou a Argentina a escolher um candidato extremista no ano em que a redemocratização do país completou 40 anos confira a entrevista da repórter do iG, Lara Tôrres , com Paola Zuban , cientista política argentina, mestre em Comunicação Política, co-fundadora, sócia e diretora de pesquisa na consultoria Zuban Córdoba y Asociados.
Lara – Qual o principal motivo que você apontaria como determinantes para a vitória de Milei?
Paola – Não se pode encontrar um só motivo, foi a confluência de vários motivo. Por um lado, um divórcio muito profundo com os dirigentes políticos de distintas administrações.
Tanto a de Maurício Macri de 2015 a 2019, de centro-direita – como a de Alberto Fernandéz – de 2019 até agora – tiveram gestões ruins, sobretudo no aspecto econômico.
Uma crise econômica muito profunda, com inflação altíssima. Além de ter impactado fortemente o bolso dos argentinos, também impactou muito social e politicamente.
Lara – Qual é a parcela da população que foi mais decisiva para garantir a vitória de Milei?
Paola – A argentina tem uma cidadania que tem uma aspiração de classe média muito forte, que perde essa perspectiva. Um segmento da população jovem, que é parte muito significativa do eleitorado – Jovens entre 16 e 30 anos representam cerca de 38%, quase 40% dos aptos a votar.
Jovens sem perspectiva de futuro clara, sofrem por não poderem ficar independentes de seus pais mesmo tendo trabalho – porque seus empregos são muito precarizados – e encontram em Milei o tom desse protesto, dessa insatisfação, dessa raiva.
Milei soube entender isso e soube se comunicar com eles pelas redes sociais, o que a política tradicional entendeu. A política tradicional usa redes sociais para mostrar sua figura, suas ideias, sem entender que as redes sociais mudaram a forma como as pessoas se comunicam com a política – de maneira mais horizontal, como um diálogo.
Todos esses fatores: crise econômica, uma crise social e o entendimento de Milei dessa raiva e a falta de escuta da política tradicional ante a sociedade sem dúvida contribuem para que figuras como Javier Milei, que 3 anos atrás era quase desconhecido na política, que chega sem uma estrutura, sem sequer ter apoio de políticos que poderia lhe dar votos nos rincões da nação.
Lara – A diferença de votos em relação a Massa foi significativa, mas desde o primeiro turno vemos um Congresso dividido. O que se espera em termos de governabilidade?
Paola – No Congresso, Milei está em minoria. Salvo os apoios que recebeu do Juntos Por El Cambio – que não foi total – vai ter um governo difícil, apesar do resultado contundente – mais de 12% de diferença para o segundo colocado – que em qualquer outra circunstância garantiria governabilidade.
Lara – Diante do resultado, ainda há espaço narrativo no país para contestações à segurança do processo eleitoral?
Paola – Não há lugar para dúvidas com respeito a isso. O sistema eleitoral argentino há 40 anos funciona sem mácula nem sombra a respeito de sua legitimidade. De fato, o candidato oficialista, ainda antes do anúncio do resultado, já reconheceu a derrota. A diferença é legitimadora, mas vai ganhar quem articular a capacidade de negociação com o resto dos dirigentes políticos.
Lara – Me parece que há muita dúvida sobre como as coisas vão se desenrolar daqui pra frente.
Paola – Sim, há muitas dúvidas. É preciso ver como Milei formará seu gabinete. Ele não tem dirigentes de peso, vai ter que apelar pelo menos aos funcionários de segundo e terceiro escalão dos ministérios para as políticas que fará adiante.
Ele prometeu reduzir todos os ministérios a oito, e tem uma proposta muito complexa de unificar os ministérios da Saúde, Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social, para dessa maneira reduzir o Estado. Resta a dúvida de como isso vai ser levado adiante, se os servidores públicos vão manter seus empregos ou não.
Então há muita incerteza sobre as propostas [de Milei], porque até na campanha, até entre seus eleitores, eram propostas sem apoio majoritário nem dos dirigentes políticos, nem dos cidadãos. As únicas com mais acordo são a dolarização, a redução dos gastos e privilégios da política.
De resto, não há consenso sobre propostas como a liberação da venda de órgãos, fechamento do Banco Central , fim do ministério da Mulher, privatização das empresas públicas, livre importação de armas e eliminação das leis que permitem o aborto e o casamento igualitário, por exemplo. Pode parecer um paradoxo votar em alguém com a esperança de que não cumpra tudo que prometeu.
Isso torna o resultado ainda mais contundente, pois é um recado claro à política tradicional de que tudo que os cidadãos não estão de acordo com tudo que vem se fazendo.
A autocrítica da política tradicional tem que ser muito profunda, sincera e concreta para entender os motivos que fazem com que um personagem como Javier Milei chegue à presidência da nação com 57% dos votos – mais que qualquer outro presidente da democracia nos últimos 40 anos na Argentina.
Lara – E como você vê o futuro da relação com o Brasil?
Paola – Estamos vendo, na televisão argentina, uma união entre Milei, Bolsonaro e seu filho – a quem Milei convidou à sua posse – e disse que será uma honra tê-lo aqui, mas ainda não convidaram formalmente o presidente do Brasil.
Ademais, Milei vem dizendo que não pretende estabelecer relações comerciais com o Brasil, mas a Argentina é muito dependente do comércio com o Brasil. Temos uma frase aqui, que diz que quando o Brasil pega uma gripe, a Argentina tem pneumonia. A relação é muito simbiótica, de modo que estamos numa situação de incerteza.
Fonte: Internacional
MUNDO
Ucrânia: Rússia é apontada como suspeita em caso de envenenamento
Published
47 minutos atráson
28 de novembro de 2023By
infocoweb

O Exército da Ucrânia suspeita que a Rússia seja a culpada pelo envenenamento de Marianna Budanova, esposa do chefe do serviço de inteligência militar ucraniana, Kyrylo Budanov. A informação foi dada por um porta-voz do exército ucraniano nesta terça-feira (28). Marianna está internada há uma semana, recebendo tratamentos em Kiev.
O exército diz que o envenenamento que Marianna recebeu tem como base metais pesados, destacando mercúrio e arsênico. Além disso, eles confirmam que não foi um envenenamento acidental.
Segundo as autoridades, o alvo do envenenamento sempre foi Marianna, não o marido. Para o exército, é impossível atingir diretamente os chefes dos serviços de inteligência através do método utilizado. Desta maneira, os russos teriam feito de forma deliberada contra Marianna.
Kyrylo já havia informado anteriormente que a esposa vivia com ele, e que os dois moravam no local de trabalho dele.
Até o momento, o governo russo não comentou sobre o envenenamento. Essa não seria a primeira vez que o governo da Rússia seria acusado de envenenar ou planejar atentados contra a vida de opositores políticos.
De acordo com os veículos de imprensa ucraniano, os metais que foram utilizados no envenenamento de Marianna não são usados nos equipamentos do país. Dessa maneira, o serviço de inteligência acredita que o envenenamento foi através dos alimentos consumidos pela esposa de Kyrylo, e foi de forma intencional.
Fonte: Internacional

Representantes do audiovisual sugerem a deputados medidas para estimular o setor

Igreja Metodista é homenageada em Sessão Solene

Alckmin defende nova proposta para desonerar folha de pagamento

Circuito Empreenda Mais abre inscrições para empreendedores e interessados em abrir o próprio negócio

Deputados analisam 30 matérias em reunião ordinária da CCJR desta terça (28)
CUIABÁ


Igreja Metodista é homenageada em Sessão Solene
28/11/2023 Igreja Metodista é homenageada em Sessão Solene O vereador por Cuiabá, Eduardo Magalhães (Republicanos), na noite de segunda-feira (27)...


“Ferrovia em Cuiabá vai beneficiar regiões Oeste e Sudoeste”, diz secretário e presidente do Fórum Pró-Ferrovia
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá e presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, apresentou nesta segunda-feira...


Van do Sine da Gente leva oportunidades de emprego à comunidade do Parque Nova Esperança e região nessa quarta-feira (29)
O Sine da Gente, serviço coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico através do programa Pra Frente Cuiabá,...
VÁRZEA GRANDE


3ª Edição do Bazar do Bem vai destinar renda para Associação da Pessoa com Deficiência
Evento acontece nos dias 1 e 2 de dezembro. Doações podem ser entregues na sede da Prefeitura de Várzea Grande...


Alunos que participaram de cursos de capacitação profissional recebem certificados
Quarenta e cinco alunos que participaram de cursos de capacitação profissional – nas áreas de operador de computador, montador e...


NOTA DE ESCLARECIMENTO
A atual gestão reafirma ainda a lisura de todas as etapas do processo seletivo As Secretarias Municipais de Comunicação Social,...
MATO GROSSO


Circuito Empreenda Mais abre inscrições para empreendedores e interessados em abrir o próprio negócio
Tem o próprio negócio ou deseja empreender, mas não sabe como começar? O Circuito Empreenda Mais CDL e Sedec vai...


Sistema de monitoramento de indicadores do Governo de MT recebe prêmio nacional de inovação
O Sistema de Registro de Entregas e Parcerias (Entregas MT), do Governo de Mato Grosso, foi um dos vencedores do...


Estudantes usam recursos da robótica educacional para promover gestão sustentável de resíduos
Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Silvestre Gomes Jardim, em Rondonópolis, promoveram uma experiência tecnológica na 5ª Mostra Científica:...
POLÍCIA


Polícia Civil divulga imagem e busca informações para identificar executor de duplo homicídio
A Polícia Civil de Mato Grosso divulgou a imagem do executor do duplo homicídio ocorrido na semana passada, em um...


Polícia Civil apreende em Cuiabá adolescente com mandado de internação provisória
Um adolescente em conflito com lei, foi apreendido pela Polícia Civil, nesta terça-feira (28.11), durante ação da Delegacia Especializada do...


Operação nacional cumpre mandados em MT e uma pessoa é presa por violação de direito autoral
A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu nesta terça-feira (28.11) dois mandados de busca e apreensão contra alvos investigados na...