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Temporada de pesca aquece turismo e rede hoteleira está quase 100% ocupada em MT

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O início da temporada de pesca em Mato Grosso é visto com otimismo pela Secretaria Adjunta de Turismo, ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A expectativa é que a rede hoteleira nos municípios da região do Pantanal, como Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço, atinja a taxa de 100% de ocupação.

A variedade de espécies de pescado nas bacias hidrográficas que banham Mato Grosso consagrou o Estado como um dos principais destinos do país para os amantes da pesca, e as regiões das bacias da Amazônia e do Araguaia também estão entre os destinos mais procurados pelos apaixonados por uma boa pescaria.

Os municípios mais buscados são Luciara, São Félix do Araguaia, Alta Floresta e Paranaíta. Os rios da bacia amazônica atraem grande parte dos praticantes de pesca amadora, chamada de “Pesque e Solte”, em busca de peixes que podem chegar a 150 quilos e medir aproximadamente 1,5 metros.

A atividade de pesca aquece o turismo regional com a busca por hospedagem, locação de barcos e comércio especializado. O presidente do Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado (SHRBS-MT), Luis Carlos Nigro, conta que o setor hoteleiro já está quase 100% reservado para a temporada de 2023. 

“O setor hoteleiro, as agências de viagens, os restaurantes já estão prontos para receber os apaixonados por pesca, principalmente na região do Pantanal, nas cidades de Poconé e de Cáceres. Esse é um segmento que movimenta muito a economia e o turismo local. Os hotéis de pesca e barco-hotéis, por exemplo, já estão bem cheios: a maioria já atingiu 100% de lotação”, conta.

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Antenado a esse movimento, o Governo de Mato Grosso investe em obras estruturantes para garantir rapidez no deslocamento e dar mais conforto ao público que transita nessas regiões. Ao todo são R$ 151,4 milhões em investimentos no turismo, desde asfaltamento de rodovias, revitalização de orlas, sinalização turística e outros produtos voltados ao setor. Apenas em investimentos diretos em festivais de pesca, em 2022, foram R$ 6,1 milhões. Outros R$ 100 mil ainda foram investidos por meio de emenda parlamentar.

Os recursos foram aplicados, por exemplo, no 26º Festival de Pesca de Barra do Bugres, 7º Festival de Pesca de Acorizal, Festival de Pesca de Barão de Melgaço, Festival de Pesca de Campinápolis, 7º Festival Cultural de Pesca de Porto Estrela, 22º Festival Cultural de Pesca, e 39º Festival Internacional de Pesca em Cáceres.  

“O Governo de Mato Grosso vem investindo no turismo regional, a exemplo da substituição de pontes na Transpantaneira. Cerca de 40% das pontes de madeira já foram substituídas por pontes de concreto, em um investimento de R$ 17 milhões. A previsão é de que, até o final da gestão, 100% das pontes sejam substituídas. Além disso, vários outros investimentos foram feitos em outras regiões das bacias hidrográficas e que têm potencial pesqueiro, como na baixada cuiabana e no Araguaia. Isso anima ainda mais o turista e fomenta a visitação nestas regiões”, comentou o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Preza Moreno.

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A prefeita do município de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite, pontuou que a liberação da pesca no Estado movimenta muito a cidade, pois essa modalidade de turismo atrai pessoas de todos os lugares para conhecer as belezas da região do Araguaia.

“Percebemos que vêm empresários brasileiros e estrangeiros também. Com isso, a nossa cidade consegue fomentar a economia e o turismo, positivamente”, contou.

Outras obras lançadas pelo Governo de Mato Grosso para o fomento do setor são as construções de cinco orlas turísticas nos municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Luciara, São Félix do Araguaia e Cáceres, ao investimento total de R$ 56,8 milhões.

“Ver o governo estadual investindo em mais infraestrutura e logística nos incentiva a nos dedicarmos a oferecer o melhor para os visitantes do Araguaia. Pensando nisso, também já estamos investindo na modernização das nossas pousadas. Com aquisição de novos barcos, lanchas e motores, oferecemos serviços com mais qualidade para que esse turista volte e divulgue as belezas naturais do nosso Estado”, ponderou o empresário Carlos Camelo, dono de pousada na cidade de Luciara.

Fonte: GOV MT

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Missão internacional “Canton Fair Experience” impulsiona internacionalização de empresas brasileiras na China

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O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) lidera, entre os dias 8 e 22 de outubro de 2025, a missão técnica internacional “Canton Fair Experience”, uma das maiores iniciativas de inserção de pequenos negócios brasileiros no mercado asiático. Com a participação de 117 integrantes, entre empresários, líderes e autoridades de diversos estados (Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), o roteiro conta com uma passagem por Shanghai, Yiwu e Guangzhou, uma imersão no principal eixo de inovação, tecnologia e comércio da China.

O objetivo é fortalecer a presença de micro e pequenas empresas brasileiras no cenário global, estimulando parcerias comerciais, acesso a novos fornecedores e aprendizado sobre tendências internacionais.

A missão teve início em Shanghai, com um seminário de abertura no Brazil Center, que reuniu representantes do setor público, privado e diplomático. O encontro contou com palestrantes de destaque, como o arquiteto chefe do Shanghai Research Institute, Hank Zhou, do grupo Lenovo, que apresentou avanços da empresa nas áreas de robótica e inteligência artificial aplicada à indústria.

Também participou o representante da Sunmi Technology, Li Xiang, que abordou o uso de IA e Internet das Coisas (IoT) no varejo e em soluções empresariais, e o diretor de desenvolvimento de negócios da ZD Energy, Mike Dong, que expôs tecnologias voltadas à energia limpa e à mobilidade elétrica.

Diretor Técnico André Schelini durante abertura das atividades da missão internacional, em Shanghai

Segundo o diretor Técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini, a internacionalização dos pequenos negócios demanda coragem, planejamento e preparo, na qual se deve à instituição o apoio aos empreendedores para que cada experiência fora do país se traduza em aprendizado, conexões e novas oportunidades de mercado.

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“Empreender além das fronteiras exige coragem, visão e determinação. É isso que vemos nesta missão: empresários dispostos a atravessar distâncias em busca de novas oportunidades e conhecimento. Mato Grosso tem mostrado que os pequenos negócios também podem competir globalmente, com qualidade e inovação. A missão à China reafirma nosso propósito de abrir portas para o mundo e fortalecer os caminhos do desenvolvimento sustentável e da geração de oportunidades”, destaca.

Para o cônsul-geral adjunto do Brasil em Shanghai, Winston Alexander, a missão é uma oportunidade de conectar as regiões do país ao comércio asiático.

Para o cônsul-geral adjunto Winston Alexander, a missão será uma oportunidade de aproximar e diversificar parcerias e negócios com as micro e pequenas empresas brasileiras

“Não tenho a menor dúvida de que este grupo, com as atividades que foram propostas, irão aproveitar ao máximo a experiência aqui na China. Eles voltarão com novas ideias, novas inspirações e novos olhares. Isso é fundamental para a continuidade do que temos como missão, que é aprofundar essa amizade entre os dois países. Este trabalho que está sendo desenvolvido pelo Sebrae/MT é fundamental neste sentido”, afirma.

A consultora Ana Garcia, fundadora da Business in a Box e parceira técnica da missão, destacou a importância do preparo cultural e da adaptação à etiqueta empresarial chinesa. Segundo ela, “entender a forma como os chineses conduzem negociações é essencial para construir relações duradouras e produtivas”.

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A missão também contará com as seguintes atividades: em Yiwu, conhecida como a “capital mundial das pequenas mercadorias”, os empresários participam de um seminário técnico conduzido por Huang Jun Qiao, chefe do Departamento de Exportação da Secretaria de Comércio local. O local abriga o Yiwu International Trade City, um dos maiores complexos de comércio do planeta, com mais de 75 mil fornecedores e 400 mil tipos de produtos.

Participantes da missão internacional Canton Fair Experience, liderada pelo Sebrae Mato Grosso, durante cerimônia de abertura na Brazil Center, em Shanghai

A última etapa da missão acontece em Guangzhou, sede da Canton Fair, a mais antiga e importante feira de importação e exportação da China, que reúne mais de 29 mil expositores e compradores de 215 países. Durante a feira, os participantes poderão identificar fornecedores, explorar tendências tecnológicas e negociar diretamente com fabricantes chineses em setores como energia, automação industrial, eletrônicos, utensílios domésticos e moda.

São parceiros da missão Canton Fair Experience: Invest MT, Fiemt, Fecomércio/AP, Sebrae/AP, Sebrae/MA, Sebrae/RO, Sebrae/RS e Sebrae/SC.

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