CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema apresenta projeto para reestruturação do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul

Publicado em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) promoveu, na semana passada, uma reunião entre representantes de instituições públicas, ambientais e da comunidade local, para propor ações sustentáveis, efetivas e de estruturação do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, localizado no município de Nobres (100.87km de Cuiabá). 

Segundo o titular da Promotoria de Justiça de Nobre, William Ogama, a ação foi importante para o processo de reativação do Conselho do Parque. “Notamos um grande avanço nas liberações e engajamento dos representantes em todas as áreas. Isso é de grande valia”.

A superintendente de Biodiversidade da Sema, Gabriela Priante, destacou que a proposta é desenvolver ações ambientais no Parque e implementar o seu uso sustentável, mantendo e conservando seu ecossistema, além de pesar no potencial turístico da região.

“Enquanto responsáveis pela gestão das unidades de conservação, também percebemos o engajamento dos representantes do parque, que tem pela frente o grande desafio de superar as questões de regularização fundiária”.

Durante a reunião, também se debateu o processo de criação de uma logomarca para o parque, utilizando ideias de membros do conselho do parque e da comunidade escolar da Vila Roda D’Água, localizada no município.

Leia Também:  Primeira-dama de MT lidera iniciativa inovadora que transforma vidas e impulsiona mercado de trabalho

* Supervisão de texto de Renata Prata

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Missão internacional “Canton Fair Experience” impulsiona internacionalização de empresas brasileiras na China

Published

on

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) lidera, entre os dias 8 e 22 de outubro de 2025, a missão técnica internacional “Canton Fair Experience”, uma das maiores iniciativas de inserção de pequenos negócios brasileiros no mercado asiático. Com a participação de 117 integrantes, entre empresários, líderes e autoridades de diversos estados (Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), o roteiro conta com uma passagem por Shanghai, Yiwu e Guangzhou, uma imersão no principal eixo de inovação, tecnologia e comércio da China.

O objetivo é fortalecer a presença de micro e pequenas empresas brasileiras no cenário global, estimulando parcerias comerciais, acesso a novos fornecedores e aprendizado sobre tendências internacionais.

A missão teve início em Shanghai, com um seminário de abertura no Brazil Center, que reuniu representantes do setor público, privado e diplomático. O encontro contou com palestrantes de destaque, como o arquiteto chefe do Shanghai Research Institute, Hank Zhou, do grupo Lenovo, que apresentou avanços da empresa nas áreas de robótica e inteligência artificial aplicada à indústria.

Também participou o representante da Sunmi Technology, Li Xiang, que abordou o uso de IA e Internet das Coisas (IoT) no varejo e em soluções empresariais, e o diretor de desenvolvimento de negócios da ZD Energy, Mike Dong, que expôs tecnologias voltadas à energia limpa e à mobilidade elétrica.

Diretor Técnico André Schelini durante abertura das atividades da missão internacional, em Shanghai

Segundo o diretor Técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini, a internacionalização dos pequenos negócios demanda coragem, planejamento e preparo, na qual se deve à instituição o apoio aos empreendedores para que cada experiência fora do país se traduza em aprendizado, conexões e novas oportunidades de mercado.

Leia Também:  Indea e Empaer identificam causa de morte de vaca por Diarréia Viral Bovina

“Empreender além das fronteiras exige coragem, visão e determinação. É isso que vemos nesta missão: empresários dispostos a atravessar distâncias em busca de novas oportunidades e conhecimento. Mato Grosso tem mostrado que os pequenos negócios também podem competir globalmente, com qualidade e inovação. A missão à China reafirma nosso propósito de abrir portas para o mundo e fortalecer os caminhos do desenvolvimento sustentável e da geração de oportunidades”, destaca.

Para o cônsul-geral adjunto do Brasil em Shanghai, Winston Alexander, a missão é uma oportunidade de conectar as regiões do país ao comércio asiático.

Para o cônsul-geral adjunto Winston Alexander, a missão será uma oportunidade de aproximar e diversificar parcerias e negócios com as micro e pequenas empresas brasileiras

“Não tenho a menor dúvida de que este grupo, com as atividades que foram propostas, irão aproveitar ao máximo a experiência aqui na China. Eles voltarão com novas ideias, novas inspirações e novos olhares. Isso é fundamental para a continuidade do que temos como missão, que é aprofundar essa amizade entre os dois países. Este trabalho que está sendo desenvolvido pelo Sebrae/MT é fundamental neste sentido”, afirma.

A consultora Ana Garcia, fundadora da Business in a Box e parceira técnica da missão, destacou a importância do preparo cultural e da adaptação à etiqueta empresarial chinesa. Segundo ela, “entender a forma como os chineses conduzem negociações é essencial para construir relações duradouras e produtivas”.

Leia Também:  Projeto da Sema Mato Grosso leva práticas agrícolas sustentáveis para famílias de nove comunidades

A missão também contará com as seguintes atividades: em Yiwu, conhecida como a “capital mundial das pequenas mercadorias”, os empresários participam de um seminário técnico conduzido por Huang Jun Qiao, chefe do Departamento de Exportação da Secretaria de Comércio local. O local abriga o Yiwu International Trade City, um dos maiores complexos de comércio do planeta, com mais de 75 mil fornecedores e 400 mil tipos de produtos.

Participantes da missão internacional Canton Fair Experience, liderada pelo Sebrae Mato Grosso, durante cerimônia de abertura na Brazil Center, em Shanghai

A última etapa da missão acontece em Guangzhou, sede da Canton Fair, a mais antiga e importante feira de importação e exportação da China, que reúne mais de 29 mil expositores e compradores de 215 países. Durante a feira, os participantes poderão identificar fornecedores, explorar tendências tecnológicas e negociar diretamente com fabricantes chineses em setores como energia, automação industrial, eletrônicos, utensílios domésticos e moda.

São parceiros da missão Canton Fair Experience: Invest MT, Fiemt, Fecomércio/AP, Sebrae/AP, Sebrae/MA, Sebrae/RO, Sebrae/RS e Sebrae/SC.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA