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Secretaria de Fazenda retoma atendimento presencial nas unidades do Ganha Tempo

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A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) de Mato Grosso voltou a disponibilizar, nesta quarta-feira (28.06), os serviços fazendários nas sete unidades do Ganha Tempo, após três anos de suspensão no atendimento presencial. O objetivo é manter a instituição cada vez mais próxima do cidadão, proporcionando um atendimento acessível e eficiente.

Os secretários de Fazenda, Rogério Gallo, e de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, acompanharam a retomada dos atendimentos no Ganha Tempo do Cristo Rei, em Várzea Grande.

“O retorno dos atendimentos no Ganha Tempo é importante porque agiliza e facilita o acesso aos serviços fazendários, proporcionando comodidade e praticidade aos contribuintes que preferem o atendimento presencial. Nosso foco é sempre o contribuinte, manter uma boa relação e prestar serviços com eficiência e de forma contínua”, disse o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.

O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destacou as melhorias que a atual gestão tem feito em todas as unidades do Ganha Tempo, pensando sempre na eficiência dos serviços prestados à população.

“As unidades do Ganha Tempo têm melhorado muito sua estrutura física e a qualidade do atendimento. Dia após dia temos trazido novos parceiros e estamos prestando um serviço de excelência aos nossos usuários, sempre com foco na eficiência. Isso é comprovado pelo nosso sistema de avaliação de qualidade no atendimento, em que 95% da população tem avaliado nossos serviços como ótimo e excelente”.

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Ele acrescenta que em breve as unidades terão alguns serviços da Polícia Judiciária Civil, Receita Federal, além da ampliação de serviços de parceiros já existentes.

De acordo com o chefe do Serviço Integrado de Atendimento ao Contribuinte (SAC), Rafael Vieira, os atendimentos disponibilizados nas unidades do Ganha Tempos são os mesmos prestados nas agências fazendárias e unidades de serviço conveniadas (USC).

“O atendimento inclui serviços de média e baixa complexidade, mas que são altamente demandados pelos cidadãos e contribuintes MEI. Por isso, é tão importante essa retomada para o cidadão, que passa a contar com atendimento ainda mais próximo”, afirmou Vieira.

Dentre os serviços oferecidos está a emissão de documentos fiscais e guias para pagamento de tributos e taxas. O contribuinte também pode solicitar abertura de inscrição estadual ou alteração cadastral, consultar e renegociar débitos, requerer e formalizar processos, emitir certidões de regularidade fiscal, entre outros.

Ganha Tempo
Administradas pela Secretaria de Planejamento e Gestão, as unidades do Ganha Tempo ofertam serviços públicos de forma a atender as demandas da população. As sete unidades estão instaladas nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Cáceres e atendem, em média, 13 mil pessoas por mês.

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Para a superintendente de Gestão do Ganha Tempo, Talita Peske, a unificação de serviços públicos estaduais em um único espaço traz comodidade para o cidadão resolver suas demandas e centraliza a gestão dos serviços prestados.

“Nossa equipe está pronta e treinada para a atender da melhor forma possível as demandas da população. Nossos serviços são diariamente avaliados pelo cidadão e assim podemos fazer gestão e atuar em todas as suas solicitações, melhorando nosso atendimento a cada dia”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

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Missão internacional “Canton Fair Experience” impulsiona internacionalização de empresas brasileiras na China

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O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) lidera, entre os dias 8 e 22 de outubro de 2025, a missão técnica internacional “Canton Fair Experience”, uma das maiores iniciativas de inserção de pequenos negócios brasileiros no mercado asiático. Com a participação de 117 integrantes, entre empresários, líderes e autoridades de diversos estados (Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), o roteiro conta com uma passagem por Shanghai, Yiwu e Guangzhou, uma imersão no principal eixo de inovação, tecnologia e comércio da China.

O objetivo é fortalecer a presença de micro e pequenas empresas brasileiras no cenário global, estimulando parcerias comerciais, acesso a novos fornecedores e aprendizado sobre tendências internacionais.

A missão teve início em Shanghai, com um seminário de abertura no Brazil Center, que reuniu representantes do setor público, privado e diplomático. O encontro contou com palestrantes de destaque, como o arquiteto chefe do Shanghai Research Institute, Hank Zhou, do grupo Lenovo, que apresentou avanços da empresa nas áreas de robótica e inteligência artificial aplicada à indústria.

Também participou o representante da Sunmi Technology, Li Xiang, que abordou o uso de IA e Internet das Coisas (IoT) no varejo e em soluções empresariais, e o diretor de desenvolvimento de negócios da ZD Energy, Mike Dong, que expôs tecnologias voltadas à energia limpa e à mobilidade elétrica.

Diretor Técnico André Schelini durante abertura das atividades da missão internacional, em Shanghai

Segundo o diretor Técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini, a internacionalização dos pequenos negócios demanda coragem, planejamento e preparo, na qual se deve à instituição o apoio aos empreendedores para que cada experiência fora do país se traduza em aprendizado, conexões e novas oportunidades de mercado.

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“Empreender além das fronteiras exige coragem, visão e determinação. É isso que vemos nesta missão: empresários dispostos a atravessar distâncias em busca de novas oportunidades e conhecimento. Mato Grosso tem mostrado que os pequenos negócios também podem competir globalmente, com qualidade e inovação. A missão à China reafirma nosso propósito de abrir portas para o mundo e fortalecer os caminhos do desenvolvimento sustentável e da geração de oportunidades”, destaca.

Para o cônsul-geral adjunto do Brasil em Shanghai, Winston Alexander, a missão é uma oportunidade de conectar as regiões do país ao comércio asiático.

Para o cônsul-geral adjunto Winston Alexander, a missão será uma oportunidade de aproximar e diversificar parcerias e negócios com as micro e pequenas empresas brasileiras

“Não tenho a menor dúvida de que este grupo, com as atividades que foram propostas, irão aproveitar ao máximo a experiência aqui na China. Eles voltarão com novas ideias, novas inspirações e novos olhares. Isso é fundamental para a continuidade do que temos como missão, que é aprofundar essa amizade entre os dois países. Este trabalho que está sendo desenvolvido pelo Sebrae/MT é fundamental neste sentido”, afirma.

A consultora Ana Garcia, fundadora da Business in a Box e parceira técnica da missão, destacou a importância do preparo cultural e da adaptação à etiqueta empresarial chinesa. Segundo ela, “entender a forma como os chineses conduzem negociações é essencial para construir relações duradouras e produtivas”.

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A missão também contará com as seguintes atividades: em Yiwu, conhecida como a “capital mundial das pequenas mercadorias”, os empresários participam de um seminário técnico conduzido por Huang Jun Qiao, chefe do Departamento de Exportação da Secretaria de Comércio local. O local abriga o Yiwu International Trade City, um dos maiores complexos de comércio do planeta, com mais de 75 mil fornecedores e 400 mil tipos de produtos.

Participantes da missão internacional Canton Fair Experience, liderada pelo Sebrae Mato Grosso, durante cerimônia de abertura na Brazil Center, em Shanghai

A última etapa da missão acontece em Guangzhou, sede da Canton Fair, a mais antiga e importante feira de importação e exportação da China, que reúne mais de 29 mil expositores e compradores de 215 países. Durante a feira, os participantes poderão identificar fornecedores, explorar tendências tecnológicas e negociar diretamente com fabricantes chineses em setores como energia, automação industrial, eletrônicos, utensílios domésticos e moda.

São parceiros da missão Canton Fair Experience: Invest MT, Fiemt, Fecomércio/AP, Sebrae/AP, Sebrae/MA, Sebrae/RO, Sebrae/RS e Sebrae/SC.

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