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PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Assistência Social promove 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Brasnorte

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Brasnorte sediou, nesta terça-feira, 18, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal do Idoso, Com uma programação especial, a conferência reuniu idosos, autoridades e membros da sociedade civil.

 

De acordo com a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Lorena Barros Ferrari, o encontro teve como objetivo principal reforçar a importância da garantia dos direitos da pessoa idosa, além de demonstrar o compromisso do Município com essa parcela da população.

 

Durante o evento, os participantes puderam assistir a palestras Magna com Assistente social Adriana Edna Duarte Soares Leite que abordou temas que trataram do bem estar e da qualidade de vida na terceira idade, além de apresentações culturais e momentos de confraternização, incluindo a entrega de brindes. “É fundamental dedicarmos total atenção aos nossos idosos. Eles merecem cuidado, respeito e iniciativas como esta, que reforçam a importância de suas contribuições para a sociedade e enfatiza quais são os seus direitos”, afirmou a Primeira Dama.

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Moretto realiza Audiência Pública sobre falhas e propor melhorias no serviço da Energisa em Cáceres

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A conta de luz está cada vez mais cara e as reclamações sobre a qualidade do serviço prestado pela Energisa se multiplicam. Diante desse cenário, o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) promoveu, nesta quarta-feira (5), uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Cáceres para discutir a concessão de energia elétrica em Mato Grosso e cobrar melhorias urgentes na prestação do serviço.

O encontro reuniu autoridades, produtores rurais, líderes comunitários e representantes da empresa concessionária, em um debate aberto sobre os constantes problemas enfrentados pela população, desde interrupções no fornecimento até a falta de energia em assentamentos e comunidades rurais.

Durante o evento, o deputado Moretto destacou a gravidade da situação e a importância de garantir que a renovação do contrato da Energisa seja feita com transparência e responsabilidade:

“Hoje nós estamos reunidos para falar sobre uma injustiça que já dura décadas: o serviço de energia elétrica que não acompanha o crescimento da nossa região. A Energisa cobra caro, lucra, mas não entrega o básico. Cáceres é um polo regional, com grande potencial de desenvolvimento, especialmente agora. Mas como atrair indústrias se a cidade não tem energia confiável e suficiente? Enquanto isso, a Energisa segue com lucros satisfatórios, mas falta a entrega satisfatória. Nós não podemos permitir que essa renovação aconteça sem debate, sem exigências e sem transparência. Queremos que o contrato venha com obrigações claras de investimento, universalização do trifásico e atendimento digno. Quem tem lucro satisfatório não pode alegar incapacidade de investir. Cáceres merece respeito. Mato Grosso merece respeito”.

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A audiência também abriu espaço para o desabafo de quem vive diariamente as dificuldades causadas pela precariedade do serviço. Dona Ana Pedrosa, presidente do Assentamento Bom Jardim Facão, relatou a luta das famílias que ainda não têm acesso à energia:

“Fiz aquele assentamento no maior sufoco da vida. Quem me conhece sabe o trabalho que foi. O nosso problema é a energia. Hoje estou aqui mais por causa disso. A gente luta há anos e foi negado o atendimento para as famílias. Lá não tem energia, e sem energia não tem médico, não tem água, não tem como viver com dignidade. A gente só quer ser ouvido e ter o mesmo direito que os outros.”

Já o vereador Isaías Bezerra, vice-presidente da Câmara Municipal de Cáceres, elogiou o debate e destacou os avanços que podem surgir a partir da audiência:

“Tivemos uma audiência pública muito excelente. Quero agradecer nosso deputado Moretto, que presidiu esta audiência, e também o Luís, que representou a Energisa. Saímos satisfeitos porque ouvimos as demandas da população — especialmente sobre os cortes, os protestos e a necessidade de ampliar a capacidade de energia para atender toda a região, desde os pequenos produtores até os grandes. Estamos confiantes no compromisso da Energisa em avaliar essas questões e buscar soluções.”

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Representando a Energisa, um dos gerentes regionais ouviu as queixas e afirmou que a empresa está buscando soluções e melhorias nos canais de atendimento:

“Todos os pontos levantados aqui foram anotados. Temos investido em canais digitais, que hoje resolvem mais de 95% das demandas, e seguimos trabalhando para ampliar o atendimento e trazer mais eficiência. O objetivo é ouvir a população e transformar as reclamações em ações concretas.”

A Audiência Pública reforçou o papel do Parlamento como voz da população e espaço de cobrança por um serviço público de qualidade. Moretto encerrou o encontro reafirmando seu compromisso com os moradores da região oeste:

“Essa audiência é o primeiro passo para mudar esse cenário. Energia é um direito constitucional, e o nosso papel é garantir que chegue a todos com qualidade, justiça e respeito.”

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