Em deliberação sobre os fatos ocorridos na Câmara Municipal de Sinop, e com o objetivo de focar seu posicionamento no ato em si e nos princípios éticos que regem a profissão, além da notificação enviada pelo jornalista autor dos fatos, a diretoria do SINDJOR/MT decide retificar a nota originalmente publicada em 7 de outubro de 2025, que passa a ter a seguinte redação:
O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (SINDJOR/MT), no uso de suas atribuições, vem a público manifestar seu repúdio a atos de agressão física ocorridos nas dependências da Câmara Municipal de Sinop durante sessão legislativa.
Neste sentido, expressamos nossa total solidariedade ao Vereador Marcos Vinícius Borges.
O SINDJOR/MT reitera sua posição de que a resolução de quaisquer conflitos, sejam eles de natureza política, profissional ou pessoal, deve se dar no campo do diálogo, da palavra e da argumentação, de acordo com os princípios éticos que regem a profissão de jornalista e o convívio democrático.
Discordâncias e críticas, por mais contundentes que sejam, devem ser tratadas com respeito. A violência, em qualquer de suas formas, é inaceitável e não representa a categoria dos jornalistas de Mato Grosso.
Reafirmamos nosso compromisso com o jornalismo ético e responsável e nossa defesa intransigente das casas legislativas como pilares da democracia.