CUIABÁ

BRUNO VICENTE

Karla Sofía Gascón: quando uma comunicação ruim pode colocar tudo a perder

Publicado em

 

A tão aguardada semana do Oscar 2025 chegou e, junto com ela, cresce nossa expectativa em ver Fernanda Torres premiada na categoria de melhor atriz. Para isso, a brasileira precisa superar a forte concorrência de Demi Moore, Cynthia Eviro, Mikey Madison e Karla Sofia Gascón. E é sobre essa última que falarei.

Gascón foi a protagonista de Emilia Peréz e entrou para a história como a primeira mulher trans a ser indicada na categoria de melhor atriz. A espanhola despontou como favorita a continuar fazendo história também como vencedora. No entanto, o cenário sofreu uma grande reviravolta, após polêmicas nas redes sociais e declarações controversas dadas à imprensa.

A situação de Karla Sofía Gascón é um exemplo de como uma crise de comunicação não tratada de forma adequada pode colocar tudo a perder. No mundo digitalizado que vivemos, a informação é instantânea e tudo fica registrado. Ou seja, o conteúdo e a forma como comunicamos pode construir ou destruir reputações.

Antes da crise explodir, a atriz poderia ter evitado todo o desgaste com uma estratégia simples: pensar antes de falar ou digitar. Parece óbvio, mas é comum que figuras públicas esqueçam em algum momento o tamanho do alcance e do impacto de suas palavras. E quando isso acontece, é o momento de colocar em prática um bom plano de gerenciamento de crise.

Leia Também:  Exposição de animais promove adoção responsável em Cuiabá

No caso de Gascón, a forma como ela lidou (ou deixou de lidar) com a repercussão negativa de suas postagens e declarações só agravaram ainda mais o problema. A atriz adotou uma estratégia de terceirização da culpa, eximiu-se da responsabilidade ou de um pedido sincero de desculpa, e a falta de uma explicação coerente amplificou ainda mais a polêmica.

O público e a mídia esperam transparência e autenticidade e, quando isso não vem, a confiança se rompe. E, sem confiança, pode ser que tudo que foi construído se perca em pouquíssimo tempo. Ao consultar a jornalista e crítica de cinema Rafa Gomes sobre o assunto, a resposta que tive foi que o impacto na campanha da premiação foi significativo.

A Netflix, por exemplo, retirou Karla Sofía Gascon das ações de promoção do musical. Ao mesmo tempo, membros da Academia do Oscar demonstraram receio em votar na atriz e também no longa. Na avaliação da especialista, há uma preocupação na Academia em demonstrar um grande distanciamento com o que o público quer assistir.

Leia Também:  Secretaria da Mulher está com inscrições abertas para o Projeto Viva 50+

E essa possibilidade de distanciamento pode gerar um efeito dominó na premiação com perda de público, de audiência, de relevância e, é claro, de dinheiro. O episódio protagonizado por Gascón fora das telas de cinema é um alerta de como uma comunicação ruim pode resultar em consequências desastrosas e irreversíveis.

Na era da hiperconectividade, a reputação é tão valiosa quando o talento. Portanto, saber se comunicar de forma clara e responsável é fundamental não só para construir sua marca pessoal, mas também para evitar que erros e desgastes afetem a percepção do público e destruam suas conquistas.

Bruno Vicente é jornalista, atuando em assessoria de imprensa, gestão de crise e linguagem simples

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GERAL

Câmera registra acidente que matou idoso atropelado por caminhão em Lucas do Rio Verde

Published

on

Imagens de uma câmera de segurança revelam os segundos que antecederam o acidente que resultou na morte de José Ferreira de Oliveira, 90 anos, atropelado por um caminhão na tarde de terça-feira (18), em Lucas do Rio Verde.

José Ferreira de Oliveira, de 90 anos, morreu após ser atropelado por um caminhão por volta das 12h30 dessa terça-feira (18), na rotatória entre as avenidas Pará e Goiás, em Lucas do Rio Verde, a 332 km de Cuiabá. Câmeras de segurança registraram toda a dinâmica do acidente, que está sendo tratado pela Polícia Civil como morte acidental.

Nas imagens, o idoso aparece caminhando lentamente próximo à calçada. Em um determinado momento, ele se abaixa e permanece nessa posição. O caminhão trafega no mesmo sentido, em baixa velocidade, mantendo distância da vítima.

Depois de alguns instantes, José se levanta e continua a caminhar. O caminhão, que aguardava passagem na rotatória, permanece parado. Quando o idoso passa ao lado do veículo, ele perde o equilíbrio e cai sob as rodas traseiras, sendo atropelado na sequência.

Leia Também:  Diretores do Grupo Mônaco visitam sede da Martinello e reforçam alianças estratégicas no varejo

O motorista parou imediatamente e permaneceu no local. Em depoimento, relatou ter avistado o idoso abaixado e reduzido a velocidade, mas não percebeu o momento em que ele se levantou e caiu.

A hipótese inicial de que um segundo veículo teria encostado na vítima foi descartada após análise das imagens. Equipes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) estiveram no local para os procedimentos periciais.

A Polícia Civil investiga as circunstâncias do caso, que segue classificado como morte acidental.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA