Produzido pela Ação Cultural, o projeto com a dupla Tchó e Béppi percorre cinco municípios e ensina, de forma lúdica, a importância do respeito às leis de trânsito
De forma lúdica e divertida, o espetáculo “Sinal Verde para a Alegria”, produzido pela Ação Cultural, está levando educação para o trânsito a escolas públicas de Mato Grosso. A iniciativa tem como protagonistas os personagens Tchó e Béppi, que há mais de 20 anos conquistam plateias com humor e mensagens educativas.
São dez apresentações que transformam conhecimento em atitudes seguras e estimulam a consciência sobre o respeito às leis e à vida no trânsito — especialmente entre as crianças, futuras gerações de motoristas.
O calendário de apresentações contempla cinco municípios da região norte do Estado: Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte e Matupá. Todas as sessões acontecem em escolas públicas municipais e são voltadas à comunidade escolar. A temporada iniciou em Sinop, no dia 3 de novembro, e encerra em Matupá, no dia 11.
A peça
Com duração aproximada de 45 minutos, a peça foi escrita por Fabinho Mezzacasa, intérprete do personagem Béppi, e dirigida por Luciano Vendrame, que vive Tchó.
“Os adultos dominam as informações e reagem mais às multas do que às regras. Mas a garotada tem, sim, a possibilidade de, no futuro, vivenciar um trânsito melhor, construindo uma consciência por meio de informações verdadeiras e métodos lúdicos. Pensando no presente, cada estudante pode advertir o pai ou a mãe e, com isso, ajudar a sensibilizar as famílias sobre respeitar as leis e preservar vidas”, explica Mezzacasa.
Vendrame complementa que o grupo faz questão de levar o teatro até os estudantes:
“Vamos levar LED e som de qualidade, unir arte, tecnologia e informação, e fazemos questão de ir até as escolas. Muitos estudantes não têm condições financeiras ou de locomoção para ir ao teatro e merecem que a gente vá até eles. Nossa missão, com as equipes de som, luz, imagens, comunicação e com as bases do teatro, é divertir e informar.”
As apresentações foram elaboradas com consultorias especializadas nas áreas de trânsito e pedagogia e contam com uma estrutura cênica completa de som, iluminação e tecnologia visual.
Realização
A circulação do espetáculo é uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL), com apoio da Assembleia Legislativa. A produção executiva é da Ação Cultural, entidade que há mais de 25 anos atua na realização de projetos culturais, na formação de públicos e na valorização do patrimônio histórico e artístico do Estado.
“Temos experiência consolidada na gestão e produção de projetos culturais, sociais e educacionais, além do gerenciamento de museus, bibliotecas e centros culturais. Atuamos em consultorias para eventos, projetos e cursos que valorizem a cultura e o patrimônio de Mato Grosso”, destaca Viviene Lozi, diretora da Ação Cultural.
Apresentações
03/11 – Sinop
Local: EMEB Professora Marizete Weber | Horários: 9h e 15h
04/11 – Sorriso
Local: Escola Municipal São Domingos | Horários: 9h e 15h
06/11 – Lucas do Rio Verde
Local: Escola Municipal Caminho para o Futuro | Horários: 9h30 e 15h30
10/11 – Guarantã do Norte
Local: Escola Municipal 13 de Maio | Horários: 9h e 15h
11/11 – Matupá
Local: Escola Municipal Mundo Encantado da Criança | Horários: 9h e 15h
Ficha técnica
Produção: Ítalo Brasil Produções
Elenco: Luciano Vendrame e Fabinho Mezzacasa
Roteiro: Fabinho Mezzacasa
Direção: Luciano Vendrame
Sonorização e Iluminação: Jordany Som, Luz e LED
Figurino: Roseli Bonifácio
Direção de Arte: Filipe Soares
Designer Gráfico: Lucas de Morais
Produção Musical: Marcio Smozinski
Assessoria de Imprensa: BW Comunicação
Produção Executiva: Eduardo Espíndola
Coordenação Geral: Viviene Lozi