CUIABÁ

SINAL VERDE

Espetáculo “Sinal Verde para a Alegria” leva educação para o trânsito com humor e arte em escolas de MT

Publicado em

Produzido pela Ação Cultural, o projeto com a dupla Tchó e Béppi percorre cinco municípios e ensina, de forma lúdica, a importância do respeito às leis de trânsito

 

De forma lúdica e divertida, o espetáculo “Sinal Verde para a Alegria”, produzido pela Ação Cultural, está levando educação para o trânsito a escolas públicas de Mato Grosso. A iniciativa tem como protagonistas os personagens Tchó e Béppi, que há mais de 20 anos conquistam plateias com humor e mensagens educativas.

São dez apresentações que transformam conhecimento em atitudes seguras e estimulam a consciência sobre o respeito às leis e à vida no trânsito — especialmente entre as crianças, futuras gerações de motoristas.

O calendário de apresentações contempla cinco municípios da região norte do Estado: Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte e Matupá. Todas as sessões acontecem em escolas públicas municipais e são voltadas à comunidade escolar. A temporada iniciou em Sinop, no dia 3 de novembro, e encerra em Matupá, no dia 11.

A peça

Com duração aproximada de 45 minutos, a peça foi escrita por Fabinho Mezzacasa, intérprete do personagem Béppi, e dirigida por Luciano Vendrame, que vive Tchó.

“Os adultos dominam as informações e reagem mais às multas do que às regras. Mas a garotada tem, sim, a possibilidade de, no futuro, vivenciar um trânsito melhor, construindo uma consciência por meio de informações verdadeiras e métodos lúdicos. Pensando no presente, cada estudante pode advertir o pai ou a mãe e, com isso, ajudar a sensibilizar as famílias sobre respeitar as leis e preservar vidas”, explica Mezzacasa.

Leia Também:  Delegada Helena Yloise morre aos 69 anos em Sinop

Vendrame complementa que o grupo faz questão de levar o teatro até os estudantes:

“Vamos levar LED e som de qualidade, unir arte, tecnologia e informação, e fazemos questão de ir até as escolas. Muitos estudantes não têm condições financeiras ou de locomoção para ir ao teatro e merecem que a gente vá até eles. Nossa missão, com as equipes de som, luz, imagens, comunicação e com as bases do teatro, é divertir e informar.”

As apresentações foram elaboradas com consultorias especializadas nas áreas de trânsito e pedagogia e contam com uma estrutura cênica completa de som, iluminação e tecnologia visual.

 

Realização

A circulação do espetáculo é uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL), com apoio da Assembleia Legislativa. A produção executiva é da Ação Cultural, entidade que há mais de 25 anos atua na realização de projetos culturais, na formação de públicos e na valorização do patrimônio histórico e artístico do Estado.

“Temos experiência consolidada na gestão e produção de projetos culturais, sociais e educacionais, além do gerenciamento de museus, bibliotecas e centros culturais. Atuamos em consultorias para eventos, projetos e cursos que valorizem a cultura e o patrimônio de Mato Grosso”, destaca Viviene Lozi, diretora da Ação Cultural.

Leia Também:  Indústria liderada por mulheres expande suas operações com o apoio do Governo de MT

 

Apresentações

03/11 – Sinop
Local: EMEB Professora Marizete Weber | Horários: 9h e 15h

04/11 – Sorriso
Local: Escola Municipal São Domingos | Horários: 9h e 15h

06/11 – Lucas do Rio Verde
Local: Escola Municipal Caminho para o Futuro | Horários: 9h30 e 15h30

10/11 – Guarantã do Norte
Local: Escola Municipal 13 de Maio | Horários: 9h e 15h

11/11 – Matupá
Local: Escola Municipal Mundo Encantado da Criança | Horários: 9h e 15h

 

Ficha técnica

Produção: Ítalo Brasil Produções
Elenco: Luciano Vendrame e Fabinho Mezzacasa
Roteiro: Fabinho Mezzacasa
Direção: Luciano Vendrame
Sonorização e Iluminação: Jordany Som, Luz e LED
Figurino: Roseli Bonifácio
Direção de Arte: Filipe Soares
Designer Gráfico: Lucas de Morais
Produção Musical: Marcio Smozinski
Assessoria de Imprensa: BW Comunicação
Produção Executiva: Eduardo Espíndola
Coordenação Geral: Viviene Lozi

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GERAL

Câmera registra acidente que matou idoso atropelado por caminhão em Lucas do Rio Verde

Published

on

Imagens de uma câmera de segurança revelam os segundos que antecederam o acidente que resultou na morte de José Ferreira de Oliveira, 90 anos, atropelado por um caminhão na tarde de terça-feira (18), em Lucas do Rio Verde.

José Ferreira de Oliveira, de 90 anos, morreu após ser atropelado por um caminhão por volta das 12h30 dessa terça-feira (18), na rotatória entre as avenidas Pará e Goiás, em Lucas do Rio Verde, a 332 km de Cuiabá. Câmeras de segurança registraram toda a dinâmica do acidente, que está sendo tratado pela Polícia Civil como morte acidental.

Nas imagens, o idoso aparece caminhando lentamente próximo à calçada. Em um determinado momento, ele se abaixa e permanece nessa posição. O caminhão trafega no mesmo sentido, em baixa velocidade, mantendo distância da vítima.

Depois de alguns instantes, José se levanta e continua a caminhar. O caminhão, que aguardava passagem na rotatória, permanece parado. Quando o idoso passa ao lado do veículo, ele perde o equilíbrio e cai sob as rodas traseiras, sendo atropelado na sequência.

Leia Também:  Karla Sofía Gascón: quando uma comunicação ruim pode colocar tudo a perder

O motorista parou imediatamente e permaneceu no local. Em depoimento, relatou ter avistado o idoso abaixado e reduzido a velocidade, mas não percebeu o momento em que ele se levantou e caiu.

A hipótese inicial de que um segundo veículo teria encostado na vítima foi descartada após análise das imagens. Equipes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) estiveram no local para os procedimentos periciais.

A Polícia Civil investiga as circunstâncias do caso, que segue classificado como morte acidental.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA