A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou os 52 atletas pré-selecionados para a primeira janela de jogos da seleção em 2025, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Desses nomes, o técnico Dorival Júnior escolherá os 23 que irão representar o Brasil nos confrontos contra Colômbia e Argentina. Entre os destaques estão o retorno de Neymar, do Santos, e Yuri Alberto, atualmente no Corinthians, além de possíveis estreias no elenco principal.
Neymar marca presença na lista após um longo período afastado. “É a primeira vez que o santista é cogitado em convocação desde outubro de 2023”, quando sofreu uma séria lesão no joelho em partida pela seleção. O jogador passou por cirurgia e enfrentou mais de um ano de recuperação.
Já Yuri Alberto, outro nome que reaparece, teve sua última chance em maio de 2023, em um amistoso contra Marrocos, entrando em campo apenas nos minutos finais do segundo tempo.
O Corinthians também celebra a inclusão do goleiro Hugo Souza, que pode fazer sua estreia na equipe principal. Do Palmeiras, foram chamados o experiente goleiro Weverton e o jovem atacante Estêvão, promessa do futebol brasileiro.
Enquanto isso, o São Paulo se destaca com três representantes: Lucas Moura, já convocado anteriormente por Dorival, o volante Alisson, que brilhou no título de Toulon pela seleção sub-20, e Oscar, ausente da seleção desde novembro de 2015 e agora de volta à lista de possibilidades.
Outros clubes brasileiros também têm seus atletas reconhecidos. Do Flamengo, aparecem Wesley, Alex Sandro, Danilo, Léo Ortiz, Gerson e Bruno Henrique. O Botafogo contribui com Alex Telles e Igor Jesus, enquanto Atlético-MG e Cruzeiro são representados por Guilherme Arana e Fabrício Bruno, respectivamente.
A lista final, com os 23 escolhidos, será revelada na sexta-feira, dia 7 de março. Pela primeira vez sob o comando de Dorival Júnior, a CBF optou por divulgar uma pré-seleção com antecedência. Atual quinta colocada nas Eliminatórias, a seleção brasileira enfrenta a Colômbia no dia 20 e a Argentina no dia 25.
Relação dos atletas pré-convocados:
Goleiros:
Alisson (Liverpool),
Bento (Al-Nassr),
Ederson (Manchester City),
Hugo Souza (Corinthians),
Lucas Perri (Lyon),
Weverton (Palmeiras)
Zagueiros:
Alexsandro (Lille),
Beraldo (PSG),
Danilo (Flamengo),
Fabrício Bruno (Cruzeiro),
Gabriel Magalhães (Arsenal),
Léo Ortiz (Flamengo),
Marquinhos (PSG),
Murillo (Nottingham Forest)
Laterais:
Dodô (Fiorentina),
Abner (Lyon),
Alex Sandro (Flamengo),
Alex Telles (Botafogo),
Douglas Santos (Zenit),
Guilherme Arana (Atlético-MG),
Vanderson (Monaco),
Wesley (Flamengo)
Meio-campistas:
Alisson (São Paulo),
André (Wolverhampton),
Andreas Pereira (Fulham),
Andrey Santos (Strasbourg),
Bruno Guimarães (Newcastle),
Éderson (Atalanta),
Gerson (Flamengo),
João Gomes (Wolverhampton),
Joelinton (Newcastle),
Lucas Moura (São Paulo),
Lucas Paquetá (West Ham),
Matheus Cunha (Wolverhampton),
Neymar Jr. (Santos),
Oscar (São Paulo)
Atacantes:
Antony (Real Betis),
Bruno Henrique (Flamengo),
Endrick (Real Madrid),
Estêvão (Palmeiras),
Gabriel Martinelli (Arsenal),
Galeno (Al-Ahli),
Igor Jesus (Botafogo),
Igor Paixão (Feyenoord),
João Pedro (Brighton),
Luiz Henrique (Zenit),
Raphinha (Barcelona),
Rodrygo (Real Madrid),
Samuel Lino (Atlético de Madrid),
Savinho (Manchester City),
Vinicius Jr. (Real Madrid)