
Atual prefeita lidera com folga as intenções de voto,
tanto na pesquisa espontânea, quando na estimulada
Pesquisa MT Dados divulgada esta semana indica como está a corrida eleitoral em Santo Antônio de Leverger. Para as eleições de 2024, a prefeita Francieli Magalhães desponta na liderança, tanto na pesquisa espontânea, quanto na estimulada. Ao todo foram entrevistadas 464 pessoas, presencialmente, em todas as regiões do município, nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro. O objetivo da amostragem é representar com fidelidade a preferência da população, o sentimento das ruas, e avaliar a atual gestão municipal em um dos municípios mais pantaneiros de Mato Grosso.
Questionados espontaneamente em quem votariam para prefeito nas próximas eleições, 48,2% dos entrevistados citam o nome da atual gestora da cidade. Já na pesquisa estimulada, Francieli Magalhães amplia a vantagem, com 58,2% das intenções. Em segundo lugar aparece a ex-secretária de Assistência Social, Tayane Castro, esposa do ex-prefeito Valdir Castro, o Valdirzinho, com 5,1% na pesquisa espontânea e 9,3% de preferência na estimulada. Em ambos os casos, a soma dos demais pré-candidatos não alcança o percentual da prefeita (vide gráfico).
Sem nenhum nome de peso para concorrer com Francieli, ela segue na liderança. Mesmo com a soma de todos os outros prefeitáveis num mesmo palanque, ainda assim ficaria muito longe.
O MT Dados – que já cravou o resultado das urnas em pelo menos três eleições consecutivas, incluindo a que elegeu o atual prefeito de Cuiabá. Cinco dias antes do pleito, a pesquisa apontava Emanuel Pinheiro com 60% e dos votos e Wilson Santos com 39%. O resultado foi 60,41% e 39,59% respectivamente.
Em setembro de 2023, o MT Dados também aferiu o sentimento dos moradores de Santo Antônio de Leverger em relação à atual administração municipal. Questionados sobre o nível de aprovação, 61,5% dos entrevistados avaliaram a atual gestão como ‘Ótima’ ou ‘Boa’, o que representa mais da metade dos 17 mil habitantes da cidade (IBGE/2022). Se considerado os que responderam ‘Regular’, o índice de aprovação chega a impressionantes 82,9%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e confiança de 95%.
O alto índice indica ser resultado das expressivas entregas feitas pela gestão de Francieli, incluindo a revitalização das praças, recapeamento de ruas, novos espaços de lazer, inauguração da maior escola municipal do Pantanal na Comunidade Lambari, construção de unidade de Saúde para a Cohab, novas ambulâncias, reforma completa do ginásio Padilhão e, ainda, a construção da nova Orla da Cidade, em parceria com o Governo do Estado. Soma-se a isso a perfuração de dezenas de poços artesianos e mais de 4 mil metros de rede nova de água instalados, chegando inclusive a novas regiões.
Sobre o Instituto
MT DADOS é uma empresa especializada em pesquisas eleitorais e de mercado em geral, que atua desde 2009 com levantamentos in loco e mensuração da opinião pública. Em Santo Antônio de Leverger, o levantamento realizado entre os dias 16 e 19 de setembro
representa o sentimento da população para as eleições do ano que vem, por meio de amostragem baseada em dados do TSE e do IBGE e divididos em: sexo, escolaridade, faixa etária, renda, religião e ocupação.
PESQUISA QUANTITATIVA SANTO ANTONIO DO LEVERGER – SETEMBRO – 23
PALNO AMOSTRAL DE SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER