CUIABÁ

Lucas do Rio Verde MT

Análise da qualidade da água do Lago Ernani apresenta bons resultados

Publicado em

Uma análise para monitorar a qualidade da água do Lago Ernani José Machado apontou bons resultados, com relatórios apresentados ao município na última semana. A ação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde foi realizada por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. 

O objetivo foi verificar a situação da água do lago, que é o cartão postal da cidade e uma das principais áreas de lazer da população luverdense, pensando principalmente no bem-estar dos frequentadores do espaço. 

Após o período de chuvas, a coloração e aspectos da água vinham chamando a atenção da população que frequenta o parque, por isso a medida de verificação foi adotada pela pasta. Um laboratório especializado em análises de água foi acionado e realizou a coleta das amostras em três diferentes pontos do lago. 

De acordo com a engenheira ambiental da Secretaria, Eduarda Oliveira, os parâmetros usados na análise seguiram a Resolução nº 357, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).  

“Para determinar a qualidade da água, fizemos a análise de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos. Eles mostraram conformidade com a legislação, ou seja, que o lago está em condições boas, tanto de oxigenação quanto nesses outros parâmetros analisados também”, explicou a especialista. 

Leia Também:  Estudantes do Programa Cooperativas Escolares de Lucas do Rio Verde criam logomarca em oficina

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, conta que a preocupação surgiu a partir das mudanças na coloração da água, mas que a explicação técnica para o ocorrido é que as algas, que ficam no fundo do lago, acabam aflorando no período das chuvas. 

“Percebemos a mudança na cor da água há alguns dias, até por conta desse período de chuvas, e isso nos preocupou. Por isso verificamos se ela está em condições ambientais para os animais, como os peixes, mas também para que as pessoas continuem fazendo as visitações ao parque”, acrescentou Paulo Nunes. 

“Temos condição de alcançar uma qualidade ótima, mas, para isso, a gente precisa da população, para que não seja descartado lixo dentro e nas imediações do lago. Precisamos que as pessoas tenham mais consciência ambiental, porque esse é um ponto turístico da cidade, então devemos cuidar, preservar, zelar pelo lago e pelo meio ambiente”, completou a engenheira ambiental. 
 

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Leia Também:  Audiência pública apresenta LDO, PPA e resultados das metas amanhã (11)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde MT

Politec inicia atividades de 19ª unidade em Lucas do Rio Verde

Published

on

Foto: Secom | Politec-MT
Foto: Secom | Politec-MT

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) deu início, nesta segunda-feira (16.09), às atividades de sua 19ª unidade do Estado no município de Lucas do Rio Verde (a 332 km de Cuiabá).

Servidores da 19ª unidade da Politec e das regionais adjacentes, além de representantes das forças de segurança pública, participaram de uma reunião sobre o início das atividades. Participaram Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Sistema Penitenciário.

O prédio foi cedido à Politec por meio de termo de cooperação com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A unidade conta com 260 m² de área construída e fica localizado na Rua Paranapanema, nº 1818, bairro Jardim das Palmeiras.

A instalação da nova unidade irá diminuir o tempo de atendimento da Politec, principalmente em acidentes graves, onde as equipes precisavam de deslocar dos municípios vizinhos para a realização das perícias.

A 19ª unidade também será responsável pelos atendimentos de Medicina Legal, Criminalística e Identificação Técnica nos municípios de Itanhangá e Tapurah, que contarão com a força de trabalho de 15 servidores, sendo peritos oficiais criminais, peritos oficiais médico legistas, papiloscopistas e técnicos em necropsia.

Leia Também:  Prefeitura investe em infraestrutura e educação de qualidade com inaugurações de novas escolas

Os gestores também visitaram as sedes do Poder Judiciário e do Ministério Público locais, que são os órgãos demandantes dos serviços da instituição. Eles se reuniram com o juiz Conrado Machado Simão, da 1ª Vara Criminal de Lucas do Rio Verde, e com o promotor de justiça Saulo Pires de Andrade Martins, onde foram apresentadas a carta de serviços que serão prestados pela instituição.

O Diretor-Geral Adjunto da Politec, Renato Barbosa Guanaes Simões, destacou a importância da unidade da Politec para o município de Lucas do Rio Verde

“Tínhamos como meta a redução do tempo de atendimento não só das ocorrências com mortes, mas também dos vivos, especialmente nos casos de mulheres vítimas de violência sexual, que antes precisavam deslocar 200 km para a realização do exame pericial. Costumamos falar que a Politec atua sobre três aspectos mais importantes do ser humano, que é o seu patrimônio, a sua liberdade e sua vida”, disse.

O perito oficial criminal Eduardo Basso Carlin, responsável pela gestão da 19ª unidade, apontou que a presença da Politec, aliada a atuação das demais instituições da segurança pública, irá contribuir para reduzir a criminalidade na região e colaborar para que a Justiça seja mais rápida, eficiente e precisa.
Leia Também:  Sema apresenta projeto para reestruturação do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul

“Os atendimentos de perícias de local de crime na região de Lucas do Rio Verde serão mais rápidos, tanto no deslocamento para os locais, como no tempo de entrega dos laudos, aumentando a eficiência dos serviços e a percepção da Justiça pela sociedade. A liberação dos corpos nos casos de óbito se tornará mais acessível aos familiares, evitando transtornos e complicações em um momento tão delicado e de fragilidade emocional pela perda de uma pessoa querida”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA