CUIABÁ

CUIABÁ

Semob autua 20 motoristas de caminhões transitando irregularmente nas avenidas de Cuiabá

Publicado em

Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), da Prefeitura de Cuiabá, realizam a  operação ‘Carga Pesada’ para o cumprimento da Lei 5463/2011, que disciplina a circulação de veículos de carga e operação de carga e descarga no município de Cuiabá.  A ação teve início em 1º de fevereiro e atende as  diretrizes estabelecidas na Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano. Até a data de terça-feira (14), foram abordados 37 caminhões, sendo 20 autuados.

Os caminhões foram flagrados nas avenidas Beira Rio, Fernando Corrêa da Costa, Antártica e rotatória do Centro de Eventos do Pantanal.

A Semob disponibiliza para a população denunciar ocorrências desse tipo e outras, por meio do  Fiscalizap: o (65) 99235-6950. Esse canal é uma ferramenta estratégica para auxiliar os agentes de trânsito a supervisionar situações que afetem o trânsito e que infringem as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os atendimentos são realizados das 6h às 0h.

Leia Também:  Agentes de Trânsito da Semob entregam ovos de Páscoa para crianças internadas na ala pediátrica do HMC

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, a operação ‘Carga Pesada’  tem o intuito de coibir que veículos de grande porte circulem na cidade em locais onde há restrições. “Aqueles veículos que não estão permitidos conforme a legislação municipal, podem sofrer sanções como uma autuação, notificação, abordagem dos agentes que irão   retirar esses veículos  de uma rota que possuem permissão para circular”.

Ele explica que “alguns dos condutores já procuram a Semob  para retirar permissão especial  de trânsito. É a Semob quem define rotas e horários permitidos. Aqueles que têm excepcionalidade na lei, por exemplo, até 10 toneladas, podem circular livremente em Cuiabá. Já os veículos de 10 a 24 toneladas de Peso Bruto Total (PBT),  não podem circular em horário de pico na região Central.  Aquela região está sinalizada no entorno. Veículos  acima de 24 PBT,  se  estiver na excepcionalidade, por exemplo, transportando alimentos perecíveis  tem que pegar uma autorização na Semob  para garantir a circulação”, explicou ele.

Os horários permitidos para que veículos com Peso Bruto Total (PBT) de 10 a 24 toneladas transitem na região central da capital, é de 11h30 às 13h30 e de 17h30 às 19h30, com autorização da Semob.  Já a circulação de veículos acima de 24 toneladas, só é permitida apenas das 20h às 6h.

Leia Também:  Polícia Civil fecha desmanche de caminhões na região do Pedra 90

Conforme o artigo 12 da legislação vigente, podem ser aplicadas penalidades que variam desde a advertência, a multa, assim como – apreensão e remoção do veículo e até a cassação do Alvará de licença e funcionamento.

A operação ‘Carga Pesada’ seguirá até o final deste mês. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Presidente da Assembleia lamenta estragos durante etapa da Stock Car

Published

on

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), lamentou os estragos provocados pelo temporal que atingiu o Autódromo do Parque Novo Mato Grosso na noite de quinta-feira (13) e afirmou que houve falhas na montagem das arquibancadas. Ele estava no local no momento da ventania, que assustou o público e derrubou parte da cobertura da estrutura.

Durante os treinos da etapa da Stock Car, previstos para o fim de semana, uma forte tempestade provocou correria, danificou veículos estacionados e derrubou parte da cobertura metálica das arquibancadas. O público tentava deixar o local enquanto o vento ganhava força.

“É triste, né? Eu até estava lá na hora da ventania. É um efeito climático, não tem como evitar e dizer que não vai mais acontecer. Mas lógico que faltaram alguns cuidados em termos de arquibancada”, afirmou Russi, em entrevista nesta sexta-feira (14).

O deputado destacou que o episódio deve servir de alerta para reforçar a segurança nas estruturas do autódromo, mas afirmou que o incidente não compromete o evento, cuja prova principal está mantida para sábado (15). Ele ressaltou que a etapa tem atraído grande público e pilotos de renome internacional.

Leia Também:  Semob notifica proprietários de veículos apreendidos e não retirados há mais de 60 dias

Russi disse acreditar que a tempestade não deve afastar espectadores e afirmou que a rede hoteleira de Cuiabá está lotada para o fim de semana. Ele também reiterou a declaração do secretário de Esporte, Cultura e Lazer, David Moura, de que os proprietários dos veículos atingidos serão indenizados.

“Qualquer dano que teve ali dentro, o seguro vai ter que arcar. E, se não for o seguro, são os organizadores ou o Governo. Ninguém vai ficar no prejuízo. É para isso que se paga seguro e estacionamento”, completou.

https://www.midianews.com.br/download.php?id=428907

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA