CUIABÁ

ORNITOLOGIA

Parque Massairo Okamura recebe primeiro desafio de observação de aves neste domingo (08)

Publicado em

Participantes devem levar binóculo, água, repelente e protetor solar
Participantes devem levar binóculo, água, repelente e protetor solar

O Conselho Regional de Biologia (CRBio-01), com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), organiza o 1º Desafio de Observação de Aves (Bioaves) em comemoração aos 45 anos de regulamentação da profissão de Biologia. O evento vai acontecer neste domingo (08.09), no Parque Massairo Okamura, em Cuiabá. Interessados podem se inscrever clicando neste link.

A ideia é mobilizar pessoas de todas as idades e biólogos em uma jornada de registro de mais de 500 espécies diferentes de aves e engajar mais de 1.000 pessoas na observação.

O Parque Estadual Massairo Okamura é uma Unidade de Conservação Estadual. Um dos motivos de ser escolhido como local para o evento é por desempenhar um papel fundamental na conservação da biodiversidade no estado.

A servidora da Sema e secretária executiva do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal, Gabriela Priante, reforça o convite para a população participar da experiência de observação de aves.

“A população está convidada a estar no parque a partir das 6 horas com binóculo, máquina fotográfica ou aparelho de celular para participar deste evento que acontece em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo no sábado e domingo (07 e 08).  Será uma experiência onde terão especialistas orientando e ensinando aqueles que quiserem conhecer como é o processo de observação de aves”, disse.

Leia Também:  Sine Municipal disponibiliza 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

Gabriela reforça que a prática da observação de aves proporciona um olhar diferente para a natureza, despertando a admiração e curiosidade. “A experiência não é apenas para identificar espécies, mas permite uma oportunidade de imersão nas belezas da natureza, bem como na valorização da conservação ambiental. Esta atividade pode ser vivenciada por crianças, jovens, adultos e idosos”, pontua.

A organização recomenda levar binóculo, água, repelente e protetor solar. Além da Sema, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) também é parceira no evento junto com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e outras instituições.

O evento terá ainda programação no sábado (07), em Santo Antônio do Leverger, na comunidade Morrinhos, no Rancho Epona.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Presidente da Assembleia lamenta estragos durante etapa da Stock Car

Published

on

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), lamentou os estragos provocados pelo temporal que atingiu o Autódromo do Parque Novo Mato Grosso na noite de quinta-feira (13) e afirmou que houve falhas na montagem das arquibancadas. Ele estava no local no momento da ventania, que assustou o público e derrubou parte da cobertura da estrutura.

Durante os treinos da etapa da Stock Car, previstos para o fim de semana, uma forte tempestade provocou correria, danificou veículos estacionados e derrubou parte da cobertura metálica das arquibancadas. O público tentava deixar o local enquanto o vento ganhava força.

“É triste, né? Eu até estava lá na hora da ventania. É um efeito climático, não tem como evitar e dizer que não vai mais acontecer. Mas lógico que faltaram alguns cuidados em termos de arquibancada”, afirmou Russi, em entrevista nesta sexta-feira (14).

O deputado destacou que o episódio deve servir de alerta para reforçar a segurança nas estruturas do autódromo, mas afirmou que o incidente não compromete o evento, cuja prova principal está mantida para sábado (15). Ele ressaltou que a etapa tem atraído grande público e pilotos de renome internacional.

Leia Também:  Mesa redonda, sessão solene e oitivas de CPI marcam a semana da Câmara

Russi disse acreditar que a tempestade não deve afastar espectadores e afirmou que a rede hoteleira de Cuiabá está lotada para o fim de semana. Ele também reiterou a declaração do secretário de Esporte, Cultura e Lazer, David Moura, de que os proprietários dos veículos atingidos serão indenizados.

“Qualquer dano que teve ali dentro, o seguro vai ter que arcar. E, se não for o seguro, são os organizadores ou o Governo. Ninguém vai ficar no prejuízo. É para isso que se paga seguro e estacionamento”, completou.

https://www.midianews.com.br/download.php?id=428907

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA