CUIABÁ

CUIABÁ

Câmara realiza audiência pública sobre combate a Hanseníase

Publicado em

A Câmara Municipal de Cuiabá irá realizar na próxima quinta-feira (22/06), às 14h, uma audiência pública proposta pelo vereador Sargento Vidal (MDB), para debater sobre o alto índice de Hanseníase no Distrito da Guia, em Cuiabá.&nbsp
O objetivo da audiência é conscientizar a população e a classe política sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da Hanseníase.&nbsp
“Há cerca de um ano estou junto nessa luta contra a hanseníase no Estado, buscando formas de conscientizar a população sobre a doença para que procurem diagnóstico e o tratamento necessário. Logo no início do ano, quando entrei na Comissão de Saúde aqui na Câmara, tenho buscado formas de contribuir com essa luta. Inclusive cheguei a convidar a mestra nesse assunto, professora Closeny que falou bastante sobre a gravidade da doença, relatando que o Distrito da Guia tem um índice muito alto onde há diversas famílias contaminadas, até mesmo criancinhas. Fomos até o Distrito em uma reunião com a comunidade para ouvir deles as necessidades e propus fazer uma audiência pública de forma a conscientizar não somente a população, mas toda a classe política sobre a importância de capacitar os profissionais da Saúde, e orientar a população sobre a doença”, disse ele.&nbsp
O Brasil é o segundo país com maior índice da doença e Mato Grosso ocupa, há 14 anos, o primeiro lugar no país. Diante disso, Vidal sugeriu que a Comissão da Saúde – na qual ele é membro titular – faça uma normativa a nível Municipal sobre a Hanseníase.&nbsp
Para a audiência foram convidados o secretario de Governo Municipal Wilton Coelho a Interventora na Saúde Municipal Danielle Carmona o médico da atenção primária em Saúde de Várzea Grande, Dr. Winston Carlos DA Silva a coordenadora da Rede Hans MT, a professora Closeny Maria Soares Modesto o coordenador do Movimento de Reintegração dos Acometidos pela Hanseníase (Morhan) Núcleo Cuiabá, João Victor Pacheco Fos Kersul de Carvalho o diretor de Comunicação da Rede Hans MT, Jonatan Gabriel da Silva o membro da Rede Hans MT, Sandreli Lopes de Miranda a presidente do Conselho Gestor do Distrito da Guia, Judnalva Ferreira Farias a presidente da Associação do Distrito da Guia, Maria Aparecida Araújo Pinheiro (Cida) o membro da Associação das Pessoas com Doenças Raras de MT, Anderson Barbalho Ribeiro e o advogado Marcione Mendes de Pinho.
Da Assessoria&nbsp

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  TCE-MT solicitará informações sobre Compensação Financeira pela Exploração Mineral

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Presidente da Assembleia lamenta estragos durante etapa da Stock Car

Published

on

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), lamentou os estragos provocados pelo temporal que atingiu o Autódromo do Parque Novo Mato Grosso na noite de quinta-feira (13) e afirmou que houve falhas na montagem das arquibancadas. Ele estava no local no momento da ventania, que assustou o público e derrubou parte da cobertura da estrutura.

Durante os treinos da etapa da Stock Car, previstos para o fim de semana, uma forte tempestade provocou correria, danificou veículos estacionados e derrubou parte da cobertura metálica das arquibancadas. O público tentava deixar o local enquanto o vento ganhava força.

“É triste, né? Eu até estava lá na hora da ventania. É um efeito climático, não tem como evitar e dizer que não vai mais acontecer. Mas lógico que faltaram alguns cuidados em termos de arquibancada”, afirmou Russi, em entrevista nesta sexta-feira (14).

O deputado destacou que o episódio deve servir de alerta para reforçar a segurança nas estruturas do autódromo, mas afirmou que o incidente não compromete o evento, cuja prova principal está mantida para sábado (15). Ele ressaltou que a etapa tem atraído grande público e pilotos de renome internacional.

Leia Também:  Vereador propõe pagamento via PIX para evitar corte na água e energia elétrica

Russi disse acreditar que a tempestade não deve afastar espectadores e afirmou que a rede hoteleira de Cuiabá está lotada para o fim de semana. Ele também reiterou a declaração do secretário de Esporte, Cultura e Lazer, David Moura, de que os proprietários dos veículos atingidos serão indenizados.

“Qualquer dano que teve ali dentro, o seguro vai ter que arcar. E, se não for o seguro, são os organizadores ou o Governo. Ninguém vai ficar no prejuízo. É para isso que se paga seguro e estacionamento”, completou.

https://www.midianews.com.br/download.php?id=428907

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA