CUIABÁ

APÓS SUSPENSÃO

Governo Lula recua e libera crédito para Plano Safra

Publicado em

 

O Tesouro Nacional confirmou aos bancos que as linhas de crédito subsidiadas pelo governo federal no Plano Safra já estão disponíveis. A informação foi dada pelo secretário do Tesouro, Rogério Ceron, que antecipou ainda a publicação de um crédito extraordinário no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (24), garantindo mais recursos para os financiamentos.

A suspensão temporária das linhas de crédito, anunciada na última quinta-feira (20), ocorreu devido ao esgotamento do orçamento disponível e à alta da taxa básica de juros, que elevou os custos de equalização. Segundo Ceron, sem a aprovação da Lei Orçamentária, não era possível utilizar os mecanismos de suplementação de recursos.

Para encontrar uma solução, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, discutiu o tema com a equipe econômica, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, e o chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira.

O governo também monitorou as redes sociais e identificou um movimento de desinformação sugerindo que o Plano Safra havia sido encerrado. Ceron reforçou que a situação já foi normalizada e que os bancos ficaram apenas dois dias sem novas contratações.

Leia Também:  MAÇÃ/CEPEA: Mercado se enfraquece com virada do mês

A suspensão atingiu todas as linhas de crédito, com exceção do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). “Só está afetado o grande produtor. O produtor de alimentos não foi impactado, pois os valores são pequenos e conseguimos viabilizar com mais facilidade”, explicou Haddad.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Aprosoja MT celebra Dia Mundial da Agricultura com homenagem aos produtores rurais

Published

on

 

O Dia Mundial da Agricultura é comemorado, anualmente, pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) no dia 20 de março, visando homenagear os agricultores que, com sua dedicação e trabalho árduo, garantem a produção de alimentos essenciais para a população. A data é uma oportunidade para reconhecer o esforço dos produtores rurais que diariamente contribuem para o desenvolvimento do agronegócio.

 

Representando a diversidade do campo, os produtores Ivo Frohlich Júnior,  Ligia Pedrini, Helena Maria Sandri e Gilmar Rossatti compartilharam suas histórias e experiências, evidenciando os desafios, as conquistas da atividade agrícola e o orgulho que sentem em serem produtores rurais.

 

O delegado do núcleo de Campos de Júlio, Ivo Frohlich Júnior, contou que o legado e o amor pela profissão foram passados por gerações. Servindo, assim, de inspiração para continuarem trabalhando arduamente durante todos os anos.

 

“A paixão em poder produzir é o que nos motiva. Poder dar continuidade ao legado que foi passado desde criança, juntamente com os ensinamentos e respeito ao campo, a terra. Isso nos motivou para seguir essa caminhada. E hoje nós somos agricultores e estamos aqui, faça sol ou faça chuva, por 365 dias do ano”, conta Ivo.

Leia Também:  MANDIOCA/CEPEA: Média de junho sobe pelo 11º mês seguido

 

A delegada do núcleo de Diamantino, Lígia Pedrini, destacou seu orgulho em ser produtora rural, ressaltando que sua história foi construída por gerações por meio do trabalho árduo na terra. Para ela, trata-se de uma missão essencial, que muitos reconhecem como necessária, mas poucos têm a disposição de cumprir.

 

“Ser agricultor é fazer aquilo que todo mundo precisa que seja feito, mas poucos estão dispostos a fazer. Tudo que a gente faz aqui, cada detalhe, cada grão de adubo, cada sementinha que a gente planta, tudo isso é porque a gente ama o que a gente faz e a gente vê grande o valor por trás do nosso trabalho,  que é, querendo ou não, alimentar famílias e sonhos”, destacou Ligia.

 

A delegada coordenadora do núcleo de Diamantino, Helena Maria Sandri, sente orgulho em ser produtora rural e pretende manter o legado de sua família, transmitindo aos seus filhos. “O que me motiva é poder continuar o legado que os meus pais e tios tiveram tanto trabalho para construir. Acompanhei cada batalha que o produtor rural enfrenta no seu dia a dia e, ainda sim, pretendo passar esse amor pelo campo para os meus filhos. Não me vejo em outro lugar”, disse Helena.

Leia Também:  Brasil bater recorde na exportação de açúcar: 1,094 milhão de toneladas em 6 dias

 

O produtor de Comodoro, Gilmar Rossatti, destacou que a magia da agricultura é saber que sempre há oportunidades para recomeçar e seguir em frente.“Sempre fui agricultor, desde criança. Ajudava meu pai na agricultura e a gente sabe que cada safra é um recomeço e uma história. Todo ano aprendemos e seguimos em frente com a nova história da agricultura e do campo”, afirma Gilmar.

 

A Aprosoja MT, por meio dessa homenagem, ressalta o papel essencial de todos os produtores, que, com trabalho árduo, enfrentam desafios diários para garantir a produção e a qualidade dos alimentos que chegam à população do campo e da cidade.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA