CUIABÁ

SOCIOEDUCAÇÃO

17 adolescentes privados de liberdade realizam curso e estágio remunerado em Cuiabá

Publicado em

Foto: Alecy Pereira Alves
Foto: Alecy Pereira Alves

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Secretaria Adjunta de Justiça (Saju), oferece capacitações para 17 adolescentes privados de liberdade atendidos pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), de Cuiabá.

São dois cursos e um estágio remunerado voltados a aparelhos eletrônicos, que vão qualificar os jovens como técnicos em computação e informática, com a finalidade de prepará-los para o mercado de trabalho.

As capacitações são realizadas em uma iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e do Ministério das Comunicações, em parceria com o programa Recytec, uma organização não-governamental que atua com qualificações profissionalizantes a partir do descarte de equipamentos eletrônicos e de informática.

O estágio de desmontagem de aparelhos eletrônicos é realizado com três jovens. Já os cursos são de Informática Intermediária, com dez adolescentes, e o de Manutenção de Celulares, feito com quatro adolescentes. Todos eles com carga de 80 horas/aula, cada.

O diretor do Case masculino de Cuiabá, Urias Avelino Dantas, ressalta que a oferta de cursos e contínua. Todos os adolescentes podem participar das capacitações, de acordo com o comportamento, aptidão e tempo de cumprimento de medida judicial no Case.

Leia Também:  Agentes da Semob doam brinquedos para crianças e adolescentes no HMC e em escola do município

“É importante preparar esses jovens para seu retorno à sociedade e dar ferramentas para que consigam permanecer afastados de práticas infracionais, ou seja, não reincidir em delitos. Os investimentos que têm sido feitos pela Sesp vêm nos ajudando a alcançar grandes mudanças e melhorar a vida dos adolescentes internados no Case de Cuiabá”, destaca.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Expominério terá dia dedicado ao debate sobre o mercúrio e alternativas para a mineração

Published

on

 

O uso do mercúrio na mineração terá uma programação exclusiva durante a Expominério 2025. O encontro, organizado pelo Instituto Escolhas em parceria com feira, será no dia 27 de novembro, das 9h às 17h, e reunirá especialistas, representantes do governo, setor produtivo, cooperativas e instituições de pesquisa para discutir o uso do mercúrio na mineração do ouro e os caminhos para sua eliminação.

A proposta é apresentar um panorama atualizado sobre riscos, regulação, impactos socioambientais e soluções tecnológicas que já permitem a produção de ouro sem o metal. A abertura será conduzida pela diretora de Pesquisa do Instituto Escolhas, Larissa Rodrigues, ao lado do CEO da Certimine, de Eduardo Gama, e Disney de Paula um dos organizadores da Expominério.

Ao longo do dia, a programação incluirá painéis sobre perspectivas regulatórias, debates sobre o futuro da atividade, experiências reais de transição e alternativas tecnológicas voltadas para eficiência e segurança. Participam nomes como Gilson Camboim (Fecomin), Fernando Lucas Tavares (Fecogap), Écio Morais (IBGM), Dione Macedo (Projeto Ouro sem Mercúrio), Marcelo Takahashi (VM Mineração), Douglaz Gimenez (Cangas II), Guilherme Lages (Sepro), Diego Mielke (Gekko Systems), Roberto Cavalcanti (IBGM) e Hassan Sohn (Projeto Ouro sem Mercúrio), dentre outros nomes.

Leia Também:  Operação Lei Seca resulta na prisão de sete pessoas em Cuiabá

Conforme a diretora de Pesquisa do Instituto Escolhas, Larissa Rodrigues, a proposta do encontro busca fortalecer o diálogo e acelerar caminhos para uma mineração mais segura, moderna e alinhada às exigências socioambientais do país. “Precisamos falar sobre o fim do uso do mercúrio. É necessário discutir esse assunto com um diálogo franco e alternativas concretas, para assim construirmos uma transição para um ouro livre de mercúrio”, afirmou Larissa Rodrigues.

Para Disney de Paula, promover uma programação exclusiva para debater o assunto reforça o compromisso da Expominério com uma agenda que olha para o futuro da atividade. “A discussão sobre o mercúrio não é mais opcional, mas uma necessidade. Trazer diferentes visões para o mesmo espaço ajuda a construir soluções que façam sentido para quem pesquisa, regula e produz. A feira quer ser esse ponto de encontro”.

Mais informações sobre a programação no site www.expominerio.com.br

EXPOMINÉRIO – A Expominério 2025 será realizada de 26 a 28 de novembro, com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), como patrocinador oficial. Também apoiam o evento a Fecomin e a Fomentas Mining Company (patrocinadores Ródio), Nexa Resources, Keystone e Brazdrill (Diamante), Aura Apoena, Salinas Gold Mineração e Rio Cabaçal Mineração (Ouro), além da GoldPlat Brasil e Ero Brasil (Prata).

Leia Também:  Sessão solene presta homenagem por trabalhos sociais voltados para jovens

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA